Seu cabelo está pronto para descoloração?

Grande parte do público feminino tem o sonho de passar pela experiência de ficar loira pelo menos uma vez na vida.

Esse tom, sinônimo de sedução que fascina, é caracterizado por baixos níveis de pigmentos escuros, eumelanina, e altos níveis de pigmentos claros, feomelanina. E o mais curioso é que as diferentes variações de loiro natural estão em menos de 2% da população adulta mundial.

Cabelo Grazy Massafera loira

@Grazi Massafera loira

E entre as diversas versões dessa tonalidade, o efeito claríssimo, platinado é um dos mais requisitados e desejados. Mas, em contrapartida, manter esse cabelo em dia requer uma manutenção extremamente cuidadosa, hidratação com maior frequência e o processo de descoloração é bem mais agressivo. Nem todo fio está saudável para receber esse tipo de procedimento.

Para quem tem dúvidas se realmente quer passar a ser uma platinada de verdade, uma outra alternativa é optar pelo look temporário adotando apliques, laces. Dê preferência aos itens confeccionados com cabelo natural, que tenham a mesma tonalidade e textura do seu cabelo.

Mas se o seu desejo é ser uma platinada de verdade, confira as dicas do hairstylist Rodrigo Cintra, do The Art Salon, que está há 12 anos no programa Esquadrão da Moda transformando a vida de milhares de mulheres.

Leia também: Quero meu cabelo cinza!

Bruna Marquezine Loira

Bruna Marquezine Loira

Será que o meu cabelo está pronto para descoloração?


Essa é a primeira pergunta a ser respondida. Antes de mais nada, procure um profissional de confiança. Ele fará uma avaliação da saúde da fibra capilar para sabe se seu cabelo suportará o processo.

Se os fios estiverem muito fragilizados, vale apostar em um cronograma capilar para preparar o cabelo e fortalecê-lo para a grande mudança.

Leia também: 5 cuidados que eu tive com o cabelo elástico

Cabelos Marina Ruy Barbosa

Marina Ruy Barbosa

Pode ser que leve mais de uma sessão!


É normal já querer sair do salão com o visual incrível. Mas, nem sempre é possível atingir o tom claríssimo em um único dia.

Isso vai depender de como o cabelo responde ao processo e também da qualidade dos produtos usados. O cabelo fino e claro, por exemplo, consegue atingir o efeito platinado mais rápido.

Já o grosso ou muito escuro tem que passar por várias etapas para a remoção de todo o pigmento, e isso pode ser feito em alguns dias. Quem tem fios tingidos também necessita de um período mais extenso. O profissional é quem vai dizer sobre possibilidade de chegar ou não ao tom platinado e o tempo que isso levará.

Cobrar qualidade nos produtos


Existem vários itens no mercado que ajudam a proteger e a preservar a saúde do fio mesmo nos procedimentos mais agressivos, como a descoloração. Esteja atenta ao que será aplicado no seu cabelo. Opte por aqueles que mantenham a integridade do fio.

Bruna Marquezine Loira

Bruna Marquezine

Rotina de hidratação já!


Conseguiu o cabelo platinado dos sonhos? Agora é ficar de olho e manter os fios muito bem cuidados. As hidratações capilares servem para fortalecer e aumentar a durabilidade do tom. Você pode alternar os tratamentos em casa, mas bater o cartão mensalmente no salão para um tratamento mais profissional e ideal para o seu tipo de cabelo.

Monte um arsenal específico para o novo tom


Essa tonalidade dá um pouco mais de trabalho. E por isso, é preciso ter em mãos itens para não deixar os fios amarelados ou alaranjados.

Alguns produtos contêm fórmula com propriedades especiais, como micropigmentos violetas, que atuam na recuperação, hidratação e nutrição das fibras capilares, além de iluminar. Máscaras e leave-in também são bem-vindos, assim como spray de brilho.

Cabelos Marina Ruy Barbosa

Cabelos Marina Ruy Barbosa

O ideal é você solicitar um help para o seu cabeleireiro. Peça para ele anotar todos os produtos que vão te ajudar nessa jornada blonde. Além das visitas assíduas ao salão, é imprescindível dar continuidade aos cuidados em casa.

Platinado x Ferramentas de calor


Depois de todo um processo de descoloração e coloração, submeter os fios ao calor extremo com uso de prancha, secador e babyliss pode deixar o cabelo ressecado e sem brilho. E pior, dependendo do dano, isso poderá impedir retoques futuros. Portanto, não esqueça de usar protetor térmico e evite excessos.

Protetor solar capilar, por favor!


Isso é uma exigência se quiser evitar fios ásperos. A radiação solar danifica e ajuda a desbotar o tom mais rápido. Os raios UV provocam a oxidação capilar por conta dos radicais livres e esse processo desencadeia aqueles probleminhas bastante indesejáveis, como quebra, fios opacos e embaraçados. Portanto, se for sair de casa, não esqueça de passar o protetor nos fios. Seu cabelo agradece!

Leia também:
Chumbei meu cabelo com violeta genciana
Como tirar o chumbado dos cabelos loiros
Intensificador cinza 0.1 Amend

12 comentários:

  1. Não sabia que tinha protetor capilar pra quem faz descoloração, que bacana!

    Bjo,
    www.priscilafrr.com
    Já conhece o projeto, @crgmenina? l Instagram l Facebook l Pinterest

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não só para quem faz descoloração, mas tem para usar no dia a dia também. Tempos atrás fiz resenha de um da amend e outro da Acquaflora, super indico. Ajuda muito na preservação da cor e tratamento!

      Beijos

      Excluir
  2. Química é bem complicado, né? Precisa de cuidado antes e mais ainda depois. Já estraguei muito meu cabelo porque ele estava fraco e eu fui e descolori demais! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, com certeza!
      Mas a gente reclama e vai lá e faz só para recuperar de novo kkk
      Só quem faz sabe a loucura rs

      Beijos

      Excluir
  3. Olá!
    Muito bom esse post, bem informativo e de utilidade.
    Beijocas.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  4. É super importante cuidar do cabelo. Hidratar muito e usar esses produtos violetas para manter a cor do loiro. Não vejo a hora de repintar o meu cabelo.
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O seu cabelo está lindo Lulu!
      Preciso retocar o meu também, não vejo a hora rs

      Beijos

      Excluir
  5. O meu cabelo está se recuperando de corte químico, então ainda vai demorar mais um pouco para eu pensar em descoloração
    Beijos ♡ Blog | Instagram | Youtube

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anos atrás tive corte químico, foi dureza! Não é fácil não, viu! rs
      Sorte nossa que hoje em dia tem muitos cosméticos com alta tecnologia, logo, logo seu cabelo estará preparado.

      Beijos

      Excluir