Progressivas são ótimas aliadas para o cabelo, mas elas requerem cuidados

Já sabemos que as escovas progressivas são para todas nós que querem deixar o cabelo mais liso e maleável. Como age modificando a estrutura dos fios, ela reduz o volume e o frizz, dando uma aparência mais sedosa e brilhante as madeixas.

O nome progressiva vem do fato de que ela deve ser feita mais de uma vez para atingir o resultado desejado.

Formol ou carbocisteína?

Foto Google.com

Porém, temos que ficar atentas a alguns detalhes das progressivas. Antigamente, elas continham mais formol na composição, um componente muito forte e que às vezes até tem um mal cheiro.




Depois de proibido pela Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária), ele foi reduzido a somente 0,2% da formulação.

Qual a melhor progressiva? Formol ou carbocisteína?

Foto Google.com

Por isso, é sempre bom checar os ingredientes da progressiva antes de fazê-la. Atualmente, a carbocisteína, um aminoácido que abre as estruturas do fio, passou a ser um dos substitutos ao formol.

Algumas sugestões de tratamentos:

Para quem quer cabelos lisos, as progressivas sempre foram práticas, pois geralmente os resultados são bons e não requerem tanto cuidados. Dá para arrumar o cabelo de forma rápida, parar com a chapinha e usar menos o secador, além de durarem até dois meses ou mais. Mas temos que ficar atentas. Elas também podem causar danos.




As progressivas tendem a abrir o fio, fazendo com que ele fique mais poroso e fraco. Também já perceberam que o fio pode ficar mais seco? Pois no processo de abrir a cutícula dos fios, ele tende a perder água, gordura e queratina, elementos essenciais para a saúde do cabelo.

Por isso, é importante, para quem faz progressiva, manter o cabelo hidratado. Produtos emolientes, como as máscaras e ampolas de tratamento podem ajudar na manutenção dos fios. Eles devem ser aplicados nas mechas pelo menos uma vez por semana, sempre tomando cuidado com o couro cabeludo.

Escova progressiva antes e depois

*Fotos Mercado livre

Lembrem-se que as progressivas são ótima aliadas, mas sempre é bom ver a sua formulação e tomar cuidados para não abusar dela, assim como hidratar os fios.

Leia também:

10 comentários:

  1. cheguei a fazer progressiva uma vez, bem no seu auge há uns 12 anos mais ou menos. Mas a pessoa que fez em mim, não fez direito, não ficou como eu esperava e depois disso, nunca mais quis fazer kkkkkkkkkkk.

    Beijo.
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que trauma amiga rs...
      O profissional conta muito né? Te entendo!

      Beijos

      Excluir
  2. Progressiva realmente é ótima para quem quer ter o cabelo bem liso, pena que algumas não fazem tão bem aos fios :(. Tratar é sempre bom.
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvidas um cabelo natural é bem mais saudável.
      Independente disso tratar é essencial sempre!

      Beijos

      Excluir
  3. Já fiz progressiva no meu cabelo, mas ele caiu demais e parei de fazer. Agora só faço escova quando lavo meu cabelo, sempre aplicando protetor térmico.

    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  4. Só fiz progressiva uma vez e sem formol, não alisou mas reduziu volume e frizz.

    Beijos/Kisses.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir
  5. Como qualquer outro procedimento químico capilar, é mesmo necessário cuidado com a progressiva. Mas, não dá pra negar que é uma ótima opção para quem deseja ter o cabelo liso por um longo período de tempo.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, com certeza! Principalmente para reduzir volume né?
      Facilita muito nossa vida rs

      Beijos

      Excluir

Postagens mais visitadas