Doces e dieta | Como acelerar a perda de peso

A mudança de alguns hĂĄbitos simples e um cardĂĄpio balanceado podem controlar o desejo e, atĂ© mesmo, a compulsĂŁo por guloseimas. É difĂ­cil resistir Ă  tentação quando se trata de doces, tanto que esse Ă© um dos maiores pontos fracos de quem faz dieta.

Só de pensar em uma mesa farta, com tortas, bolos e outros quitutes, a maioria das pessoas jå tem aquela sensação de ågua na boca.

Como perder peso?


O problema Ă© que o consumo dessas guloseimas e sobremesas cheias de açĂșcar sĂł oferece calorias vazias ao nosso corpo que, alĂ©m de nĂŁo obter nenhum nutriente benĂ©fico Ă  saĂșde, ainda pode ser prejudicado. Mas entĂŁo, o que fazer para evitar esses inimigos dos hĂĄbitos saudĂĄveis?

Como acelerar a perda de peso
Foto Pixabay

Muitos acreditam que força de vontade e determinação são a chave para o sucesso, mas serå que nesses casos isso basta?


Às vezes a compulsĂŁo por doces pode ser proveniente de um cardĂĄpio desequilibrado e indicar, atĂ© mesmo, uma carĂȘncia de nutrientes no organismo. É preciso verificar os gatilhos que provocam esse desejo para compreender os sinais corporais e adotar estratĂ©gias simples que podem ajudar a nĂŁo perder a linha.

Entenda seu corpo

O desejo por algo doce, muitas vezes, Ă© um indĂ­cio de que os nĂ­veis de açĂșcar no organismo estĂŁo desequilibrados.

Carboidratos


Quando a quantidade estĂĄ abaixo do ideal, o corpo anseia por alimentos ricos em carboidratos açucarados para se estabilizar. Esse tipo de alimento Ă© rapidamente digerido e oferta energia imediata em nosso metabolismo, porĂ©m, por um curto perĂ­odo, assim em pouco tempo a pessoa sente a necessidade de voltar a ingerir açĂșcar.

Conforme explica a nutricionista Sinara Menezes “esses alimentos tambĂ©m possuem um alto Ă­ndice glicĂȘmico (IG) que se trata do potencial em elevar a glicemia, ou seja, quanto maior esse Ă­ndice, mais elevado ficarĂŁo os nĂ­veis de açĂșcar no sangue.

Isso provoca um pico de insulina – hormĂŽnio secretado pelo pĂąncreas que age no metabolismo dos carboidratos, transportando-os atĂ© as cĂ©lulas como forma de energia – em uma tentativa de estabilizar esses nĂ­veis.

” O problema Ă© que, quando esse processo ocorre frequentemente, o pĂąncreas aumenta a produção de insulina, ficando sobrecarregado e o organismo desenvolve uma resistĂȘncia ao hormĂŽnio, o que favorece o surgimento de doenças como obesidade e diabetes tipo 2.

Outro fator que tambĂ©m pode levar ao desejo por doces Ă© a falta de vitaminas. Sinara explica que muitas vezes atribuĂ­mos a desnutrição apenas a pessoas muito abaixo do peso, no entanto, exames laboratoriais simples comprovam que os nĂșmeros na balança pouco tem a ver com os nutrientes essenciais que o corpo necessita para seu funcionamento pleno:
“HĂĄ muitas pessoas com o peso ideal que apresentam nĂ­veis de colesterol altos, por exemplo, ou pessoas acima do peso que tem carĂȘncia de vitaminas e minerais, ambos os casos sĂŁo frutos de uma alimentação inadequada” – explica a profissional da Nature Center.

Aposte em uma dieta nutritiva


Para uma boa saĂșde Ă© essencial adotar hĂĄbitos que ajudem a regular a quantidade de açĂșcar no corpo, isso pode reduzir o risco de diabetes tipo 2 e doenças cardĂ­acas, alĂ©m de manter o peso sob controle. A especialista afirma que as mudanças devem começar pelo cardĂĄpio, tanto para aqueles que apresentam carĂȘncia de vitaminas, quanto para quem sofre com a queda dos nĂ­veis de energia.
“É preciso observar o que comer e a que horas comer. Aqueles que passam muito tempo sem se alimentar certamente vĂŁo ter uma baixa no nĂ­vel de energia e consequentemente o desejo por doces virĂĄ para repor essa falta, entĂŁo Ă© preciso evitar que isso aconteça, atravĂ©s de um cardĂĄpio balanceado, que irĂĄ garantir mais energia por um longo perĂ­odo e oferecer o aporte necessĂĄrio para quem precisa de vitaminas” – acrescenta Menezes.

O segredo para uma refeição saudåvel é variar entre os grupos alimentares, segundo a nutricionista, dessa forma o organismo pode receber todos os nutrientes necessårios para funcionar corretamente.

Menezes afirma que um cardåpio equilibrado, com a combinação certa de ingredientes, é capaz de garantir mais saciedade e diminuir o desejo por doces de forma natural, pois os alimentos são digeridos lentamente e a energia é liberada aos poucos. Conheça o que não pode faltar em um prato equilibrado:

Carboidratos complexos:


A principal fonte de energia do organismo são os carboidratos, mas nem todos são benéficos. Existem os simples e o complexos.

O primeiro grupo tem alto Ă­ndice glicĂȘmico e Ă© prejudicial Ă  saĂșde, jĂĄ o grupo dos complexos, que sĂŁo os integrais, Ă© altamente indicado para o consumo moderado, pois possuem baixo Ă­ndice glicĂȘmico e promovem a oferta de energia ao corpo de maneira prolongada.

Fibras:


Alimentos ricos em fibras são um dos maiores aliados para quem deseja controlar o peso e melhorar o funcionamento do intestino, isso porque elas promovem uma sensação de saciedade por um longo período, fazendo com que a pessoa consuma uma quantidade menor de alimentos e demore a sentir fome novamente.

Elas ainda sĂŁo capazes de reduzir consideravelmente a absorção do açĂșcar ingerido atravĂ©s dos alimentos, eliminando boa parte pelas fezes.

ProteĂ­nas:


Existem proteínas de origem vegetal e animal, elas são transformadas em aminoåcidos pelas células e auxiliam na construção e manutenção de todos os órgãos do corpo.

As proteínas são encontradas em carnes magras, peixes, ovos, leite e derivados, soja, verduras entre outros, elas são essenciais na formação do tecido muscular e exigem um trabalho maior do sistema digestivo, fazendo com que o organismo queime mais calorias e garantem a saciedade por mais tempo.

Invista em alternativas mais saudĂĄveis


Trocas inteligentes podem ser feitas para que a pessoa consuma alimentos prazerosos sem ter de fazer grandes sacrifĂ­cios ou abusar do açĂșcar. No inĂ­cio, abrir mĂŁo totalmente dos doces pode ser encarado como algo muito difĂ­cil ou, atĂ© mesmo, impossĂ­vel de ser realizado.

Essa sensação Ă© prejudicial e pode levar Ă  uma desistĂȘncia fĂĄcil. Portanto, o ideal Ă© que seja realizada uma transição, atĂ© que a pessoa se acostume com os novos hĂĄbitos. Para isso, de acordo com a nutricionista, algumas substituiçÔes podem ser feitas:

Chocolate meio amargo:


Essa opção Ă© encontrada acima de 50% cacau e possui menos açĂșcar e baixo teor de gorduras. Consumir uma pequena porção pode aliviar o anseio por doces e proporcionar mais energia. AlĂ©m disso, pode ser usado no preparo de receitas como substituto de achocolatados ou chocolate ao leite, que Ă© muito gorduroso.

Frutas:


SaudĂĄveis, acessĂ­veis, com baixo custo e totalmente naturais – as frutas sĂŁo sem dĂșvidas a melhor opção para driblar o desejo por guloseimas. AlĂ©m disso, ainda hĂĄ as que possuem um baixo Ă­ndice glicĂȘmico como as frutas vermelhas. Elas podem ser consumidas in natura ou acrescidas de aveia, linhaça ou outros ingredientes funcionais para aumentar a saciedade.

ChĂĄs:


especialmente os termogĂȘnicos, pois, alĂ©m de enganar o estomago, tĂȘm a capacidade de acelerar o metabolismo e aumentar a queima de gorduras. Uma boa opção Ă© o chĂĄ de hibisco, que possui um sabor agradĂĄvel e nĂŁo precisa adoçar.

Cromo:


O mineral ajuda a estabilizar os nĂ­veis de açĂșcar no sangue e tem ação comprovada na redução do apetite, agindo principalmente no desejo por doces. Alimentos como brĂłcolis, cereais integrais, nozes, cogumelo, soja, tomate, cebola, trigo, pĂŁo de centeio, ervilha e batata sĂŁo boas fontes de Cromo.

Fuja das tentaçÔes


Em casos de compulsĂŁo, descontrole ou mesmo aquele desejo forte por doces, a melhor estratĂ©gia Ă© dificultar o acesso a eles. É muito mais fĂĄcil resistir quando nĂŁo se tem a dispensa e a geladeira repletas de tentaçÔes, portanto, ao fazer compras Ă© importante ter os objetivos em mente e manter o foco, evitando alimentos com calorias vazias e priorizando aqueles com alto valor nutricional.
Outra dica importante é preparar as refeiçÔes e sobremesas em pequenas porçÔes, assim o risco de consumir as sobras em um momento de compulsão é eliminado.

Estratégias simples que fazem a diferença


Parece que nĂŁo, mas diminuir o consumo de doces atĂ© inibir o desejo pode ser mais fĂĄcil do que parece. É claro que exige disciplina e mudança de hĂĄbitos, mas algumas dicas podem ajudar a facilitar esse processo, cofira:
  • Escove os dentes: nĂŁo demore, escove os dentes logo apĂłs as refeiçÔes, assim Ă© muito mais fĂĄcil recusar aquele doce que o colega de trabalho oferece, ou aquela guloseima antes de dormir.
  • Compartilhe: vocĂȘ fez um bolo e sobrou? Aquela sobremesa do final de semana ainda estĂĄ na geladeira? Compartilhe com a famĂ­lia ou leve para o trabalho e divida com os colegas, dessa forma nĂŁo terĂĄ nenhuma tentação em casa para sabotar a dieta.
  • Masque chicletes: Se a ansiedade for grande, mascar um chiclete pode ajudar a controla-la, mas prefira a versĂŁo sem açĂșcar.
  • Hidrate-se: AlĂ©m de fazer bem ao organismo, a ĂĄgua ajudar a prolongar a sensação de saciedade e diminuir a vontade descontrolada por doces.
  • Prefira a versĂŁo caseira: se nĂŁo resistir e cair na tentação de comer um doce deixe de lado os industrializados e prefira os feitos em casa, apesar de conter muito açĂșcar eles possuem menos conservantes e aditivos quĂ­micos.
Entrevista: Nutricionista Sinara Menezes. Nature Center.

Veja também:

5 comentĂĄrios:

  1. mt boas dicas, to precisando fazer uma dieta e perder alguns quilinhos

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou no mesmo caminho LĂ­via rs..
      Bom que gostou gatona, obrigada!

      Beijos

      Excluir
  2. OlĂĄ Cris, Ăłtimas dicas. Sempre que compro chocolate opto por meio amargo, nĂŁo sĂł pela dieta, mas porque sempre gostei mesmo. Ah e chĂĄ eu tomo todos os dias antes dos exercĂ­cios :D

    bjus

    Ari ♥
    De volta ao retrĂŽ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também gosto do meio amargo Ariane, quanto aos chås, tenho alguns preferidos, mas antes dos treinos gosto mesmo da ågua com limão em jejum rs

      Beijos querida!

      Excluir
  3. Muita informação legal amiga! Esse é daqueles posts pra ficar nos favoritos pra quem faz dieta né?

    Beijos

    ResponderExcluir