Etapas básicas do cronograma capilar para cacheadas

Você acha que o seu cabelo está seco e sem brilho? Talvez esteja na hora de fazer um cronograma capilar. Independentemente do seu tipo e textura de cabelo, ele vai se beneficiar do tratamento, mas as cacheadas têm que seguir algumas recomendações propicias para a curvatura de seus fios.

Cronograma capilar para cacheadas
Cronograma capilar para cacheadas

Para atingir o objetivo, o seu cabelo precisa das três etapas básicas do cronograma: hidratação, nutrição e reconstrução. E ao contrário do que muitas de nós pensamos, não é algo difícil de se fazer e geralmente não é preciso ir ao salão. O cronograma capilar caseiro é prático e descomplicado.

No meu caso, quando meu cabelos estava platinado ficou bem detonado. Leia também: A história do meu cabelo! Do preto azulado ao loiro claríssimo.

Eu fazia reconstrução uma vez por semana, e conforme meu cabelo foi melhorando, diminui as reconstruções para a cada 15 dias, depois a cada 3 semanas e por fim apenas 1 vez por mês. Hoje em dia faço reconstrução a casa 3 ou 4 semanas ou sempre que sinto necessidade.

Leia também: Cronograma capilar: quando investir?

É bom criar uma rotina e usar bons produtos que contenham propriedades hidratantes, nutritivas e reconstrutoras apropriados para cabelos cacheados. Por isso inclua em sua rotina:

  • Um bom shampoo e condicionador;
  • Máscara de tratamento,
  • E finalizadores (creme de pentear, finalizador com proteção térmica, óleos...).

Dependendo do seu histórico, ele terá algumas adaptações e personalizações. Por exemplo, dependendo do nível de porosidade dos seus fios, você terá que focar em determinadas etapas do processo e adaptar o calendário. Assim, você vai descobrir se o foco principal será a hidratação, a nutrição ou a reconstrução. Leia também: Teste de porosidade para cabelos cacheados

Como cabelo cacheados e crespos costumam ser naturalmente mais ressecados, a hidratação entra no processo para devolver água ao cabelo, deixando-o mais vivo. Já a nutrição serve para repor os óleos naturais e ajudar a selar as cutículas. E a reconstrução, por sua vez, repõe as proteínas dos fios.

O processo geralmente é um ciclo de quatro semanas de tratamento e você fará o processo em três dias. E logo no início, depois das primeiras aplicações, você já vai perceber resultados positivos, com os fios ficando mais macios, saudáveis e vivos.

Tabela cronograma capilar cabelos cacheados
Tabela básica do cronograma capilar para cabelos cacheados

Mas claro, o nível de danos dos seus fios, quando você iniciou o processo, também vai influenciar na percepção dos resultados. Portanto, vale um pouco de paciência para quem começa com os fios muito prejudicados.

O cronograma capilar também pode ser visto como uma forma da cacheada conhecer melhor o seu cabelo e adquirir o hábito de cuidá-lo adequadamente, como uma rotina.

Entre os produtos que você vai precisar estão as máscaras, essenciais para a hidratação, e os cremes de tratamento e nutrição. E claro, um shampoo adequado. No final, do processo, os cabelos estarão mais brilhosos e fortes.

Leia também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário