Cronograma capilar: quando investir?

Todo cabelo precisa de algum cuidado específico, de acordo com a sua aparência e textura, mesmo os mais saudáveis.

Por isso, o tratamento batizado como cronograma capilar ficou tão na moda entre as brasileiras. Nele, é possível identificar o que suas mechas mais necessitam e na ordem que é melhor ser investida.


Cronograma capilar para cabelo
Imagem Pixabay

São três passos ao todo: de nutrição, de hidratação e de reconstrução. Para cada passo você precisa ter um shampoo, condicionador e, preferencialmente, uma máscara indicada para cada necessidade.
No rótulo dos produtos você consegue identificar qual é a ideal para cada etapa. Fórmulas mais leves costumam ser indicadas para a hidratação. Produtos com maior quantidade de óleos vegetais são perfeitos para a parte de nutrição. Para reconstrução, ou reparação, opte por cosméticos com proteínas.

Para você identificar qual é o primeiro passo e o que o seu cabelo mais tem necessidade é simples: basta fazer o teste do copo de água. Para isso você precisa de um copo de água limpa e um fio de cabelo. Coloque o fio dentro do recipiente e deixe-o descansar por três minutos, em média.

  • Se ele boiar, o seu cabelo está precisando de hidratação, para repor a água.
  • Se ele ficar no meio do copo, invista em um cronograma com foco em nutrição, que vai repor lipídios e outras substâncias similares.
  • Por fim, se ele ficar no fundo do copo é hora de aumentar a massa do cabelo, através do cronograma de reconstrução.

Teste de porosidade do cabelo
Imagem ilustrativa. Como identificar um cabelo poroso?

No meu post cabelo poroso, e agora? eu explico melhor sobre a importância do teste, como identificar a alta porosidade do seu cabelo e o tratamento ideal com dicas simples que vai te ajudar a resolver esse problema, vale a pena conferir!

A rotina precisa acontecer de duas a três vezes por semana, com intervalo de no mínimo 48 horas entre cada passo. Para descobrir o calendário exato para cada tipo de necessidasde, confira as tabelas de cronograma capilar feitas pelo portal de conteúdo Tudo para cabelo.

Antes de investir no cronograma é interessante também ter em mente que o passo de reconstrução pode deixar os seus cabelos rígidos. Leia também: Excesso de queratina nos cabelos. O que fazer? Essa característica costuma amenizar com os passos de hidratação e nutrição.

De qualquer forma, para que ele não fique muito duro, dose bem a quantidade do produto reconstrutor a ser aplicado nos cabelos, e siga conforme indicação da embalagem.

Para manter a saúde dos cabelos é importante saber que fontes de calor, como chapinha e secador, e processos químicos, como alisamentos, coloração e descoloração, são os principais inimigos do cabelo macio e equilibrado. Caso essa seja a sua rotina, provavelmente, o seu cronograma será focado na reconstrução.

Leia também:

Um comentário:

  1. Descobri este site essa semana e já estou adorando os conteúdos, são ótimos!

    Parabéns! 👏

    Meu Blog: Significados dos Sonhos

    ResponderExcluir