Morena iluminada: como conquistar e manter esse cabelo incrível

O Brasil é um país banhado pelo sol o ano todo. Na maquiagem, conseguimos aproveitar essa característica luminosa, da vida outdoor, com a ajuda de cosméticos iluminadores, com partículas de brilho ou efeito molhado. O resultado? Um look leve e bonito que combina perfeitamente com a nossa atmosfera tropical.

morena iluminada
Foto reprodução: @dayellenp

Já quando o assunto é cabelo, como fazer para que essa estética apareça entre as mulheres que têm fios mais escuros? A dica é investir no chamado efeito “morena iluminada”.

Mas o que ele é, como conquistá-lo e como mantê-lo da melhor forma possível?

O que é: morena iluminada


O efeito “morena iluminada” é uma grande tendência de beleza há mais de cinco anos, no Brasil e no mundo. Anteriormente, quem tinha cabelo escuro e queria dar uma suavizada no tom partia logo para a coloração total, para mechas grossas ou a técnica de luzes, que são hastes mais claras distribuídas por toda a cabeça, da raiz até as pontas.

As duas últimas abordagens citadas, apesar de interessantes para muitos estilos, não são a mesma coisa que iluminar os fios castanhos e pretos, entretanto. Daí então surge o visual “morena iluminada”, forma que brinca com luz e sombra para fazer com que o rosto ganhe mais projeção e as madeixas pareçam ter uma cintilância própria.

Em muitos casos, no estilo há a leve descoloração de uma mecha frontal e, do comprimento para as pontas, a diminuição de dois a três tons de forma esfumada, ou seja, com transição bem sutil como se as pontinhas tivessem sido descoloridas pela ação do sol, após uma ótima temporada de verão.

Como cuidar?


O cuidado com o estilo “morena iluminada” depende muito de como o cabeleireiro chegou ao visual. Se o passo a passo envolveu descolorantes, o ideal é, posteriormente, fazer uma sequência de tratamentos envolvendo nutrição, hidratação e reconstrução. Leia também: Técnicas para cronograma capilar

morena iluminada cabelos cacheados
Foto reprodução Pixabay

Cabelos que passam por descoloração ficam mais porosos, por causa da reação química que o produto despigmentante promove para tirar a cor natural.

Com isso, eles podem parecer mais secos e sem brilho. A proteína, em casos assim, precisa ser reposta. Caso o efeito seja conquistado apenas com coloração, manter a rotina de condicionar os fios a cada lavagem e, uma vez por semana, usar máscara de hidratação ou de nutrição, as intercalando.

Ótimas combinações


Quem tem o cabelo castanho claro ou escuro, e até pessoas com fios pretos, conseguem investir no visual iluminado.

  • castanho: tons que combinam são o loiro mel, o caramelo, o loiro acobreado, o dourado e até o castanho claro. Para quem gosta de um estilo mais ousado, loiro bege, loiro acinzentado, loiro escuro entre o cinza e o bege (greige) e até o platinado são opções de impacto. Só precisa tomar cuidado para que tais cores apareçam esfumadas. O degradê é fundamental para dar o aspecto iluminado natural.
  • preto: para os cabelos de tons bem escuros, o moreno iluminado pode ficar bem interessante quando mais sutil, através da técnica ombré hair. Ela pega do meio para as pontas, de forma bem esfumada e suave. Tons de bronze e caramelo são os mais certeiros.

Morena iluminada + grisalhos


Se você já começa a encarar os grisalhos entre suas mechas castanhas ou pretas, nada de pânico. Primeiro que o movimento que exalta os fios sem pigmento está crescente e a ordem do dia é ser o que você quiser.

Leia também:
Corte químico, e agora?
20 motivos para não ter o cabelo platinado

Mas caso você queira disfarçá-los, a opção é se transformar em morena iluminada passando tonalizantes com um tom a menos do que o seu cabelo para que ele dê só um toque de cor nos cinzas e vá ficando ainda mais iluminado com o passar das lavagens. Leia também: Quero meu cabelo cinza!

2 comentários:

  1. Eu amo esses tons de cabelo! Já usei muuuuuito e se nao tivesse ruiva com certeza já tava saindo morena iluminada por aí!
    Parabéns pelo blog, está lindo! ♡
    Beijo

    blgisa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também Isabella!
      Se não fosse loira, com certeza seria morena iluminada, é um tom discreto e muito bonito.
      Beijos e obrigada ♥

      Excluir