Excesso de queratina nos cabelos. O que fazer?

É muito comum acontecer do nosso cabelo danificar e tentarmos resolver tudo em casa, na maioria das vezes sem nenhuma orientação de um profissional.

Então a primeira coisa que vem a nossa cabeça, é tentar recuperar o cabelo a qualquer custo, num curto período de tempo, sem respeitar as pausas dos produtos e a necessidade dos cabelos.

Queratina Cronograma Capilar
Foto reprodução Google Images

E é aí que entra os excessos de queratina, reconstruções, cauterizações, e simplesmente ao invés de melhorar, acaba saturando o cabelo deixado-os ainda mais quebradiços, frisado, rígido, áspero, cheio daquelas ondulações, e na maioria das vezes esses excessos tornam o cabelo tão duro, que pode até quebrar do fio.

Eu mesma já passei por isso quando tentei fazer luzes e tintura muitas vezes seguidas.

Já cheguei usar produtos tão bons, mas tão bons, que achava aquilo legal porque deixava meu cabelo macio e com brilho, mas ao "abusar" dos produtos reconstrutores, acabei ficando com meus cabelos secos e duros de tal maneira que parecia que eu tinha tomado um choque rs

Leia também: Como Aplicar Queratina nos Cabelos
Excesso de queratina nos cabelos, o que fazer?
Foto reprodução Google Images

Como diagnosticar um cabelo com excesso de queratina?


Não existe ninguém melhor para diagnosticar isso do que você mesma.

Toque no seu cabelo, se ele estiver com aspecto frisados, secos, embaraçando demais, duros, e suas pontas abertas e quebradiças, então junte todos os seus produtos usados no decorrer da semana e comece verificar a descrição ou a formula, se a maioria for reconstrutor, é batata!

Provavelmente seu cabelo está saturado.

Outra forma de saber, é quando você penteia os fios e eles simplesmente caem no chão, partidos pela metade (sem raiz), ou cai só as pontinhas quebradas, quem tem cabelos loiros saber muito bem do que eu estou falando.

Eu não sigo o cronograma capilar, mas sou daquelas que intercalo hidratação, nutrição e reconstrução conforme a necessidade dos meus cabelos, porém para cabelos quimicamente tratados, na maioria das vezes é necessário pelo menos 1 reconstrução a cada 15 dias.

Leia também:

Excesso de queratina nos cabelos. O que fazer?
Foto reprodução Google Images

O que fazer nesses casos?


Primeiro de tudo, muita paciência!

O cabelo uma vez áspero ou rígido, dependendo da intensidade dos danos, ele pode demorar um certo tempo para voltar sua estrutura normal, nesses casos é preciso muita hidratação para recuperar a emoliência aliada a nutrição.

As HIDRATAÇÕES e nutrições simples, podem ser feitas em casa, como exemplo de máscaras baratinhas hidratantes posso citar algumas como Amend, Haskell, Bioextratus e Tratamentos com Tutano de Boi como NUTRIÇÃO tem a da Amend, Acquaflora, Dove e Bioextratus, Alfaparf, Elseve, Bioextratus, Yenzah.

Nas duas fases pode acrescentar o Bepantol Líquido para ajudar a repor água perdida. O uso de óleos vegetais também é muito importante nessa fase pra fazer umectação capilar (repor lipídios da fibra capilar).

No caso de um tratamento no salão, os procedimentos serão outros e com resultados muito mais rápidos. Vale lembrar que nessa fase, é bom evitar qualquer tipo de química, uso de secador, chapinha, babyliss, tinturas, descoloração ou progressivas, até que o cabelo recupere completamente.

Em casos extremos que você precise de uma reconstrução, veja esse post!

Alguém mais já passou por isso?

36 comentários:

  1. Adorei as dicas, ainda não usei esse produto nos cabelos mas, fiquei curiosa!

    Beijos, Jell e Marcelo
    www.urbanoeretro.com.br

    ResponderExcluir
  2. Amei as dicas *U*

    Beijos,
    www.thalitamaia.com

    ResponderExcluir
  3. Amiga, que ótima dica. Eu também não sigo o cronograma capilar, mas sempre intercalo as máscaras... isso ajuda muito a deixar o cabelo bonito e saudável né.
    Bjus
    Jaque
    www.quebreiaregra.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Jaque, sempre devemos estar atentas no que usamos nos cabelos!
      Beijão!!!!

      Excluir
  4. Acho que hoje em dia com a internet, as coisas ficaram bem mais fáceis para buscarmos informações e conhecimentos e cuidarmos do nosso fio em casa, mas as pessoas tem a mania de acreditar que quanto mais melhor e mais eficaz o resultado, daí exageram e depois estão com problemas maiores do que o que tentavam solucionar!

    amei o post Cris, beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente assim Alynne, parece mil maravilhas, mas em excesso danifica.
      Obrigada lindona, beijão!!

      Excluir
  5. Ainda não, ma informação boa e útil nunca é demais. Vou dar uma olhada no rótulo do meu shampoo, pois acho que é de reconstrução, se for vou intercalar com outro. Valeu a dica Cris, é por isso que gosto muito do seu blog. Bjks.

    www.blogbelissima.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha sim amiga, sempre bom ficar a tenta. Alguns diz hidratação reparação e pode ser reconstrução e não hidratação entende? Se tiver mais de dois ativos é reconstrução, se tiver só um ativo reconstrutor é hidratação. Beijão!!!!

      Excluir
  6. Oi lindona!
    Tem gente que pensa que usar queratina sempre faz bem né, adorei a postagem super informativa.
    Aguardo sua visita no meu blog.
    Meu Blog: ➥ Plantão da Beleza
    Minha Lojinha de Templates ➥ Lojinha Blog Chic
    Meu Instagram➥@simarapink
    Meu Canal no Youtube: ➥ Vídeos do Canal

    BeijosssssssssSimara Pink ♡♥♡♥♡♥♡♥♡♥♡

    ResponderExcluir
  7. Oi Cris, querida ♥
    Isso nunca me aconteceu de o cabelo ter excesso de queratina, muito pelo contrario...meu cabelo está é com falta de queratina.
    Eu quero muito fazer aquela queratinização caseira, mas acabo sempre sem tempo.
    Querida, obrigada pelas dicas!
    Vou ter cuidado com a queratina!
    Beijinhos ♥

    Pink CupCake | Fanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Cris! Faz sim, é muito boa para cabelos danificados, recupera mesmo!
      Beijosss!

      Excluir
  8. Eu Já Passei Por Isso Mais Agora Não Erro Mais kk Amei o Post Ajudou Muito Beijos Linda :) http://katsouza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahah.. isso mesmo lindona, então bora cuidar direitinho dos cabelos né?!
      Beijosss!

      Excluir
  9. Ótimo post Cris!! Muito bom alertar sobre a queratina excessiva no fio!
    Arrasou.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Postagem maravilhosa amei a dica valeu,
    Curta e siga o meu canal:https://www.youtube.com/watch?v=3xZdo8xMv34

    ResponderExcluir
  11. bacanas as dicas, tem gente que fica empolgada com o crono etc e quer fazer queratinizaçao no cabelo sempre, mas nao faz bem né

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Lívia, tudo em excesso faz mal, tem que saber dosar né? Concordo contigo!
      Beijos!

      Excluir
  12. Uito boa essa postagemais eu tenho uma duvida eu faco reconstruções a cada quinze dias e os fios ficam ásperos e embolados,e antes não era assim,por que sera que isso acontece?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jaqueline! Então não é regra fazer reconstrução de tantos em tantos tempos, as vezes, o seu cabelo naquela semana pode não estar precisando da reconstrução e você acabou fazendo e sobrecarregando. Eu indico usar produtos mais emolientes como óleos e manteigas vegetais, fazer umectação sempre é bem vindo. De preferencia em usar máscaras nutritivas até que o seu cabelo volte a estrutura normal, e passe a fazer a reconstrução somente quando sentir que o seu cabelo precisa.
      Espero ter ajudado, qualquer dúvida pode me escrever novamente.
      Um beijo!!!!

      Excluir
  13. Olá Cristina será que posso fazer uma selante com os cabelos com excesso de queratina? Ou piora? Já a algumas semanas que estou tratando mais não vejo resultado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Debora!
      Se em algumas semana já esta tratando com hidratações e nutrições e não está resolvendo pode sim fazer a selagem, talvez seria interessante fazer uma cauterização no salão, para que os produtos possam ficar absorvidos no fio de tal maneira que seria possível dar continuidade em casa. Digo isso porque eu fiz nos meus essa semana e melhorou 100% da qualidade do cabelo. Procure um tratamento power, só assim vai dar jeito, se se possível corte um dedo das pontas, dá ótimo resultado também. Me informe depois qual foi sua decisão e se funcionou para que eu possa acompanhar o seu caso tá?
      Beijão querida, ótimo fim de semana!

      Excluir
  14. Qual máscara nutritiva usar? Meu cabelo está embolando e leve.. Parece um algodão.. O que faço?? Ps: usei queratina demais.. Quebrou mt.. Está horrível.. Me diga.. Ele vai voltar normal.. Quanto tempo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lave os cabelos delicadamente com um shampoo antiressíduos vai ajudar a tirar um pouco da queratina, aplique uma máscara nutritiva. Nesse post cito várias: http://www.cuidadosevaidades.com.br/search/label/Nutri%C3%A7%C3%A3o
      Pode ser Amarula da Amend, Macadâmia, Argan, Elseve Nutrição, Bioderm Argan (muito boa e barata), Natura Ekos, Bio Extratus Tutano....
      Volta ao normal sim, não tenho como te dizer quanto tempo exato, isso vai depender do tratamento que vai ser feito.

      Excluir
  15. Quantas vezes na semana posso hidratar, e se posso usar qualquer tipo de shampoo quando o cabelo está com excesso de queratina?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi July!
      Pode hidratar quantas vezes achar necessário, o normal é de 2 a 3 vezes por semana, sempre usar um shampoo hidratante.
      Beijos

      Excluir
  16. Oie eu fis cauterização meu cabelo esta muito elástico, não sei o que fazer, nao tenho mais nem vontade de lavar ele com medo dele quebrar, me ajude por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, desculpe a demora na resposta. Foque nas hidratações e nutrições! No texto cito várias várias máscaras, dá uma conferida.
      Beijos

      Excluir
  17. Posso usar Sampaio força liso rakell com essexo queratina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é o mais indicado devido sua textura ser meio transparente e lavar profundamente os cabelos. Opte por shampoos cremosos, hidrantes ou nutritivos.

      Excluir
  18. Oi! Eu fiz uma cauterização em casa e meu cabelo é bem cacheado e agora ele tá duro e os cachos estão muito abertos e quase lisos. Não sei nem o q fazer , pq não melhorou ainda, mesmo depois de 20 dias q eu fiz.

    ResponderExcluir