Óleos essenciais para cabelos

Você já ouviu falar de óleo essencial para cabelo? Hoje em dia, este tipo de produto está cada vez mais em alta por uma série de razões. E não é por acaso. Afinal, os óleos essenciais, ou OEs, são muito benéficos para uma série de questões relacionadas a nossa saúde física e mental.

Óleo essencial para cabelo
E os cabelos, claro, acabam sendo beneficiados por tudo aquilo que os óleos corretos podem nos oferecer.

No entanto, você sabe exatamente o que estes óleos podem fazer? Ou melhor, você sabe como usá-los e quais são as melhores indicações? É o que vamos entender no artigo de hoje aqui no blog. Então, continue sua leitura e entenda tudo sobre o tema. Vamos lá?

Óleo essencial para cabelo – Quais são os melhores e quais são os benefícios?


Leia também:
Aromacologia para cabelo Loccitane
Shampoo Força com Pimenta Bio Extratus

Existem muitos tipos de óleo essencial para cabelo. Na verdade, os óleos não são específicos para os cabelos. Mas, sim, são ótimos quando combinados, visto que há uma série de tipos diferentes e que ajudam a tratar problemas distintos. Mas, o que de fato são óleos essenciais?

Óleos essenciais nada mais são do que extratos ultra concentrados, retirados de plantas, folhas, ou flores das mais diversas espécies. Esta extração se dá a partir de procedimentos em que o óleo, em sua versão final, fica extremamente concentrado, onde uma ou duas gotinhas já são mais do que suficientes para que os resultados comecem a aparecer.

Ou seja, antes mesmo de você sair usando os OEs, é fundamental entender como eles funcionam, para que não ocorram acidentes ou alergias. Recomendamos, inclusive, que você tenha um profissional de aromaterapia para ajudar nas dosagens e combinações de OEs, visto que as dosagens erradas e em excesso podem trazer grandes prejuízos.

Óleos essenciais tratamento de cabelo
A partir deste conhecimento, vamos entender quais são os óleos mais indicados para tratamentos em cabelos. Veja abaixo:

  • Óleo essencial de tea tree: O óleo essencial de tea tree é um dos mais famosos da área de aromaterpia. Na verdade, ele é fantástico para uma série de situações, incluindo tratamentos capilares. Ele é responsável por tratar cicatrizes e regenerar as células da pele, que incluem o couro cabelo.
  • Óleo essencial de eucalipto: O OE de eucalipto é um dos mais aromáticos, visto que o cheiro do eucalipto é inconfundível. Além disso, ele é fantástico para tratamento de dermatites e outros tipos de infecções na pele, incluindo o couro cabeludo.
  • Óleo essencial de alecrim: O alecrim, através da extração para óleo essencial, é excelente contra a caspa e queda de cabelos. Ou seja, se você busca algum tipo de tratamento para estes problemas, considere usar óleos essenciais em uma composição para isso. Produtos naturais sempre têm uma aceitação muito melhor do nosso organismo, do que aqueles produtos feitos de maneira industrial e com compostos químicos pesados.
  • Óleo essencial de ylang-ylang: O ylang-ylang oferece um efeito tônico e estimulante no couro cabeludo. E em uma dosagem de óleo essencial, os benefícios podem ser ainda maiores para tratamentos de caspa ou couro cabeludo seco. Além de que o uso correto pode ajudar a reduzir pontas duplas e certamente vai deixar seu cabelo bem perfumado por mais tempo.

Estes são apenas alguns dos principais tipos de óleos essenciais para usar no cabelo. Cada um deles vai trazer algum benefício em específico, de forma que você consiga extrair tratamentos bastante significativos, de acordo com a sua necessidade. Só que a utilização destes produtos precisa ser guiada por receitas também pensadas para resultados equilibrados.

Então, para te ajudar, separamos duas receitas bem legais que você poderá considerar para tratamentos capilares com óleos essenciais.

Receitas de óleo essencial para cabelo – Veja duas boas recomendações


Existem várias receitas de óleo essencial para o cabelo. Afinal, o poder dos óleos essenciais é muito maior do que a gente imagina, visto que eles podem ser combinados de maneiras distintas e com muitas possibilidades de tratamento a partir disso.

Antes mesmo de fazer qualquer tipo de aplicação de óleo essencial no seu corpo, é importante entender que este é um composto ultra concentrado e que não deve ser usado, de maneira nenhuma, de forma direta.

Ou seja, você sempre precisará aplicar o OE através de um outro produto natural, que pode ser um óleo vegetal, um shampoo natural ou algum condicionador. A aplicação direta do OE na pele ou no couro cabeludo pode trazer sérias alergias ou agressões a pele, visto que este é um produto concentrado em com muito poder. Lembre-se sempre disso, ok?

Agora, vejamos duas receitas práticas.

Para tratar cabelos oleosos com caspa seborreica


Uma das primeiras boas receitas de óleo essencial para tratamentos capilares, é para quem quer acabar com a oleosidade, que também tem um nome mais técnico: caspa seborreica. Este é um problema bem comum e pode ser tratado, também, com uma lista de óleos essenciais bastante populares e cheios de benefícios. Veja a receita:

  • 100ml de shampoo neutro;
  • 25 a 40 gotas de óleo essencial de tea tree;
  • Possibilidades de combinação: tea tree com alecrim 1:1 e alecrim com eucalipto 1:1;
  • Use preferencialmente durante o dia, pois o alecrim estimula bastante;
  • Deixe a espuma no cabelo por 3 minutos e enxague.

Para tratar queda de cabelos


O tratamento para a queda de cabelos é algo que precisa ser feito com bastante cuidado, visto que a queda de cabelos em si pode ser reflexo de algum outro tratamento que não saiu como o esperado.

Óleos essenciais queda de cabelo
Então, veja a receita abaixo:

  • Use um tônico capilar com 30ml de água e hidrolato de tea tree;
  • Use 3 gotinhas de óleo essencial de ylang-ylang;
  • Aplique no couro cabeludo e deixe secar naturalmente.

Leia também:
Nitra Hair Acelerar o crescimento dos cabelos
A história do meu cabelo - do preto ao loiro

É claro que estas não são as duas únicas receitas possíveis para usar óleo essencial no cabelo. Pelo contrário, você pode criar diversos outros tipos de combinações de produtos naturais, pois os OEs oferecem muitos benefícios. E quando há combinações, estes atributos são multiplicados.

Então, conte sempre com a ajuda de um profissional de aromaterapia para indicar os melhores óleos para a sua necessidade capilar, para que você consiga extrair o melhor destes poderosos compostos que vem da natureza diretamente para ajudar no nosso corpo a ser mais limpo, leve e saudável.

Um comentário:

  1. Não conhecia esses benefícios e adorei a postagem. Quem sabe não compre alguns e faço a receitinha da queda capilar.

    blogbelissimamulher.com

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas