Como manter o cabelo saudável no verão

Quais são os vilões do cabelo no verão? Quando começa a esquentar, para muitas mulheres, significa mais exposição ao sol, cloro e água do mar. Por isso, reclamações como o ressecamento capilar são comuns nesta época do ano.

Cuidados cabelos no verão

Crédito Google Images

De acordo com pesquisa do AllThingsHair, quando o assunto é cabelo, 40% das brasileiras vê o ressecamento dos fios como a principal questão a ser tratada no verão.

E para combater esse ressecamento, fazer a hidratação dos fios vira algo essencial na rotina de cuidados.

Para isso, o uso de produtos específicos, como máscaras capilares e cremes para pentear são bastante recomendáveis. Além, é claro, dos aliados de sempre como boné e chapéu.

Sabemos que o sol fornece vitamina D e que em pequenas quantidades pode ser bom para a saúde, porém, quando abusamos dele, há consequências negativas.

Os raios solares danificam e ressecam os fios, afetando o brilho e sua cor. Para muitas, esse ressecamento provoca uma sensação áspero quando os fios são tocados. Mas caso queira aproveitar o sol, a dica é usar um leave-in com protetor solar, o que ajuda a formar uma película protetora nos fios, deixando-os blindados.

E para as loiras, um dos terrores do verão é entrar numa piscina e sair com os cabelos verdes. Com o cabelo desidratado, o cabelo fica mais poroso, o que facilita a penetração do sulfato de cobre, substância presente na água com cloro e que causa o esverdeamento das madeixas loiras.

Assim que sair da água, para a retirada do cloro, o recomendado é enxaguar os fios com água corrente, mas se quiser ter certeza que os seus fios se manterão macios, o melhor é usar um shampoo antirresíduos no final do dia.

Já para quem vai a praia, é bom ficar atenta na água do mar. Entrar na água pode ser relaxante e combater o estresse, mas é bom lembrar que o sal, o cloreto de sódio, retira a umidade natural dos fios, causando frizz. Um bom truque para evitar a absolvição do sal na hora do mergulho é molhar o cabelo com água limpa antes de ir à praia. Já molhado, o seu cabelo vai absorver menos sal.

E para desembaraçar os fios, um creme de pentear não pode faltar do seu kit praia.

Não importa como você vai curtir o seu verão, mas siga algumas das minhas dicas para manter o cabelo brilhante e saudável. Aproveite!

Leia também:
5 dicas que você precisa saber sobre a queratina
Super hidratação com tutano de boi

2 comentários:

  1. Areia e sal do mar são uma bomba para os meus cabelos finos, para evitar o ressecamento uso e abuso da hidratação e quando vou a praia não fico sem o chapéu.

    www.blogbelissimamulher.com

    ResponderExcluir