Dicas de como cortar seu cabelo em casa

No artigo de hoje vamos lhe apresentar dicas de como cortar seu cabelo em casa e assim manter as madeixas sempre em dia mesmo em tempos de quarentena!

Afinal, com tanto tempo em casa, passamos a notar que os fios acabam ficando mais ressecados na ponta, ou até mesmo com o aparecimento das temidas pontas duplas.

como cortar seu cabelo em casa

Créditos: Imagens Google

Dessa maneira, saber como cortar sozinha, ou pelo menos aparar, pode ser uma boa forma de deixar os cabelos mais bonitos e bem cuidados.

Por conta disso, trouxemos a seguir algumas dicas para deixar os fios sempre lindos e saudáveis. Acompanhe e saiba mais.

Dicas de como cortar seu cabelo em casa


Antes de qualquer coisa, é muito importante que você tenha paciência na hora de cortar o seu cabelo. Afinal, não dá para querer apressar as coisas e ocasionar cortes nada nivelados ou até mesmo prejudicar a estrutura da fibra capilar, não é mesmo?

Leia também: Umectação noturna nos cabelos

Desse modo, veja a seguir todas as nossas recomendações e mãos à obra!

1- Materiais adequados


A gente sabe que ninguém aqui é um cabeleireiro profissional e, justamente por isso, está pesquisando sobre dicas de como cortar seu cabelo em casa. Dessa maneira, é sabido que nem todo mundo terá os materiais adequados para utilizar.

De todo modo, é imprescindível que pelo menos uma tesoura para cabelos seja utilizada. Isto é, não caia na tentação de utilizar tesouras comuns, de papel, por exemplo. Isso porque o corte da mesma não é adequado para cortar cabelo e, quando você for cortar os fios, ela poderá “mastigar” um pouquinho, abrindo a possibilidade de se desenvolver as temidas pontas duplas.

Para encontrar uma tesoura simples, você pode apostar em farmácias. Elas possuem possibilidades baratas e feitas para cabelo.

2- O cabelo precisa estar molhado


A melhor forma de cortar os fios de cabelo é quando eles estão molhados. Isso porque as mechas estarão mais unidas, o que facilitará o corte e a visualização do resultado. Da mesma maneira, não tente cortar uma mecha muito grossa de uma só vez, pois o resultado pode não ser tão interessante.

Isto é, embora os cabelos molhados grudem mais, isso não significa que você deva cortar tudo de uma única vez, ok?

3- Amarrando o cabelo no topo da cabeça


Uma forma muito simples de como cortar os cabelos em casa é utilizando a técnica de prender no topo da cabeça, mais especificamente próximo à testa. Para isso, você deverá lavar e hidratar os seus cabelos antes, enxugando um pouquinho com o uso da toalha.

Depois, deverá pentear os cabelos todo para frente, com o auxílio de um pente fino. Utilize o seu nariz como métrica para deixar o rabo de cavalo bem no meio da testa. Prenda-o firmemente e penteie os fios que permanecem soltos.

como cortar seu cabelo em casa

Imagem: Aline Takashima/UOL

Novamente utilize outro amarrador para prender o cabelo do rabo de cavalo, e desça-o até próximo às pontas. Ele servirá como base para você cortar as pontinhas do cabelo.

4- Corte aos poucos


Seguindo o modo de corte que citamos anteriormente, é imprescindível que você vá sempre cortando aos poucos. Isto é, não queira cortar 5 dedos do cabelo utilizando esta técnica sem antes testar se o acabamento é realmente o que você deseja para si!

Portanto, vá cortando aos poucos, no máximo dois dedos. Depois, solte, penteie e seque os fios. Se você notar que as pontas já estão saudáveis, soltinhas e macias, pronto! Você já terá tratado o seu cabelo de uma maneira simples.

5- Prefira opções mais desconectadas


Em contrapartida a essa forma de corte, se você desejar algo diferente, e não necessariamente este modo de prender e cortar, lembre-se de sempre apostar em pontas mais desconectadas. Isso porque estes cortes podem ser mais sutis e mais fáceis, do que aqueles que precisam de um acabamento mais reto e consequentemente “denso”.

Pois cortar o próprio cabelo com um corte reto pode ser muito difícil, e o resultado nada interessante, ok?

6- Lembre-se de desfiar


Por fim, lembre-se também de desfiar os fios. Pois embora o corte não seja reto e você o faça em camadas, é essencial. Para isso, você pode utilizar a tesoura na vertical, ao invés da horizontal. Apenas dando umas “cortadinhas” em pontos espaçados, a fim de criar um efeito mais desfiado.

Além disso, você pode utilizar a própria tesoura de desfiar, caso você tenha interesse em investir um pouquinho mais nos materiais. Assim, o acabamento fica ainda mais profissional!

Siga as nossas dicas de como cortar seu cabelo em casa e depois nos conte nos comentários como foi a sua experiência! Para mais dicas como estas, acesse o blog Nada Frágil e fique por dentro.

Leia também:
Super hidratação com tutano de boi
Reconstrução com queratina | Passo a passo

Nenhum comentário:

Postar um comentário