Como evitar danos na transição capilar?

A transição capilar consiste no processo pelo qual a mulher interrompe a realização de químicas, como progressiva e relaxamento, e adota os cabelos naturais, independente de eles serem crespos, cacheados ou ondulados.

Apesar de ser bom para os fios, o período de transição capilar os deixa, em geral, mais frágeis, o que aumenta o risco de ressecamento e quebra.

Leia também: Óleos Finalizadores Liberados No Poo e Low Poo

Como evitar danos na transição capilar?
Fonte: Google Fotos Dessa forma, para realizar esse processo é fundamental que haja planejamento e consciência de que a transição é demorada e exige cuidados específicos.

Como fazer a transição capilar?

Inicialmente é preciso definir qual o tipo de transição capilar que você vai realizar. Ela pode ser mais imediata ou em fases de acordo com as preferências pessoais. Alguns recursos são:

Big Chop:

Consiste na estratégia mais rápida e radical cortando o cabelo curto para remover toda a parte com química de uma única vez. Para esse tipo de corte a recomendação é aguardar entre dois e quatro meses.

Cortar periodicamente:

A opção mais lenta e que exige cuidados diários é a transição por cortes periódicos. Nesses casos, a recomendação é remover cerca de 2cm de cabelo a cada dois meses, melhorando o caimento durante essa fase.

Box Braids:

Consiste na adoção de técnicas de trançado para realizar a transição, de forma que a raiz cresce enquanto o comprimento continua inalterado.

Caso escolha uma transição mais lenta é fundamental conhecer e realizar os cuidados diários com os fios, evitando a queda e a quebra de cabelo.

Quais cuidados adotar?

Existem diversos cuidados que podem ser incorporados na rotina capilar que garantem que mesmo o fio em transição fique mais saudável e bonito. Conheça os principais a seguir!

1 - Cronograma capilar

Para ter uma transição capilar mais satisfatória recomenda-se criar um cronograma capilar envolvendo todas as etapas necessárias até o resultado final. Essa organização garante que o processo durará o tempo planejado e o cabelo receberá todos os cuidados exigidos.

O cronograma capilar pode ser criador intercalando dois tipos de tratamento:
  • Hidratação: etapa que garante a retenção de água nos fios;
  • Lubrificação: etapa que cria uma barreira lipídica na fibra capilar, garantindo um efeito mais duradouro à hidratação, deixando os cabelos macios e brilhantes;

Os cuidados podem ocorrer semanalmente, o que garante que tanto a raiz quanto o comprimento continuarão saudáveis durante o processo.

Fases da Transição Capilar

Transição Capilar
Créditos DicasdeMulher

2 - Cortes de cabelo

Os cortes de cabelo são fundamentais para o sucesso da transição, mesmo que eles sejam espaçados. O corte ajuda a retirar a parte ressecada dos fios e as pontas duplas, proporcionando um visual mais bonito, mas também saudável.

Durante a transição a recomendação é que ao menos as pontas sejam aparadas a cada três meses para valorizar a textura dos fios e dar um melhor caimento. Destaca-se que quem possuir cachos mais largos vai demorar mais para alcançar a modelação desejada, pois ele precisa crescer mais para formar uma espiral completa.

Já as pessoas com cachos menores vão alcançar os resultados desejados em menos tempo. Nesses casos o corte pode ser iniciado em seis meses e os cortes periódicos serem a cada dois meses.

Cortes de Cabelos Transição Capilar
Charles Motta apresentando a dupla textura dos cabelos na transição capilar. Crédito NandaCury

3 - Lavagem e produtos

Durante a transição capilar é importante adotar novos hábitos com o cabelo pensando no tipo e curvatura dos fios. Dessa forma, a lavagem também deve ser diferente.

Sabe aquele exemplo de juntar todo o comprimento do cabelo no topo da cabeça e massagear? Não faça isso! O ideal é que o shampoo seja aplicado apenas no couro cabeludo e sejam feitos movimentos leves. O comprimento deve ser limpo com a espuma resultante.

E como escolher o produto?

Invista naqueles direcionados ao seu tipo de cabelo natural e que tenham fórmulas suaves para limpeza, evitando uma agressão maior aos fios. Leia também: Shampoo Joico Curl - Sem sulfato.

Uma dica para escolher o shampoo é ver como os fios reagem após a lavagem. Se depois do enxágue os fios estiverem macios, está tudo bem. Se eles estiverem ásperos e necessitando do condicionador, melhor escolher outra opção. Uma alternativa que agride menos os fios é fazer a limpeza do comprimento com condicionadores específicos, os co-wash.

Para hidratar e proteger os fios é possível realizar cuidados de pré-lavagem. Um exemplo é usar óleos naturais antes, como de coco, uva, rícino e copaíba. Eles formam uma camada de proteção, evitando a exposição durante a limpeza.

4 - Finalização dos fios

Enquanto estiver com dois tipos de fios, a recomendação é ter um cuidado redobrado para pentear. A primeira dica, pentear os fios secos castiga o cabelo e provoca a quebra. Portanto, o ideal é pentear debaixo para cima durante o banho, desembaraçando e retirando os nós. Uma dica é usar os dedos ou pentes com dentes largos.

Durante a transição capilar pode usar aparelhos como secador e chapinha?

Pode, mas com cuidado e sem exagero. O uso excessivo pode ressecar mais os fios, facilitando a quebra e prejudicando os resultados da hidratação. Para iniciar uma transição capilar é essencial atentar-se a todos esses fatores previamente, evitando danos como a queda de cabelo, quebra dos fios e ressecamento.

Já contei aqui no blog, como foi que a Paula Tiengo conseguiu fazer a transição capilar mesmo sendo loira, e um dos grandes vilões que eu sempre percebo em quase todas as histórias são as mesma, a bendita química! Vocês concordam? Bom, vale conferir o pots, tem fotos do antes e depois.

E você, tem alguma dúvida sobre o assunto? Comente!

Leia também:

13 comentários:

  1. Amei esse post, me esclareceu muitas dúvidas sobre a transição capilar. Acredito que enfrentar essa transição não seja fácil, principalmente porque é preciso ficar atento aos detalhes, mas sem dúvida, vale a pena quando vemos o resultado, né? ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, absolutamente!
      O mais importante é se sentir bem consigo mesmo, depois é só alegria!

      Beijos

      Excluir
  2. Que dicas ótimas sobre transição capilar, vai ajudar muita gente.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei a dica, são ótimas pra quem está em transição capilar.
    Beijos boa semana
    www.bellapagina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Amei as dicas, o post ficou super completo.
    Eu nunca fiz um tratamentos como relaxamento e progressiva, mas passei pela transição quando parei de usar chapinha e secador de cabelo todo dia, foi uma sensação de liberdade.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  5. post super completo cheio de boas dicas! mt legal ver por aqui já que tem várias meninas passando por essa fase

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  6. Dicas super completas sobre a transição capilar, eu amei! Já usei progressiva durante anos e anos, depois passei pela transição para saber como era meu cabelo natural, descobri um ondulado incrível.

    Um beijo,
    Blog da Kitbox

    ResponderExcluir
  7. Amei esse post super completo para ajudar quem esta nesse processo.

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  8. Gostei do seu post, seu site é muito bom mesmo, estou toda semana visitando e lendo seus artigos.

    Parabéns!

    Meu Blog: Ouro Branco da Sorte

    ResponderExcluir
  9. Dicas ótimas que ajudarão muito quem está penando em passar pela transição.

    Beijos/Kisses.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir
  10. Que dicas maravilhosas ! Estava precisando mesmo saber mais sobre os cuidados. Tenho muito tempo sem usar química.

    www.blogresenhando.travel.blog

    ResponderExcluir
  11. Transição capilar é um momento bem delicado mas seguindo essas dicas não tem erro!! Amei.

    https://www.glamourosasderosa.com/

    ResponderExcluir