Benefícios do óleo de abacate

Para a maioria das pessoas não é segredo que os abacates são um dos alimentos mais saudáveis da natureza. Comer um abacate por semana é ótimo para a sua pele e cabelos, melhora a função circulatória e ajuda a manter os hormônios em equilíbrio, e esses são só alguns dos seus benefícios.

Os abacates estão em todas as principais listas de alimentos que ajudam a perder peso quando combinado com uma dieta saudável e exercícios regulares, e ele não benéfico apenas nesse aspecto, podendo ser considerado um superalimento.

O segredo do sucesso desse pequeno fruto é seu óleo - cerca de 77% da composição calórica total do abacate, e você conhece mais sobre ele e todos seus benefícios abaixo:

1 - É uma importante fonte de ácido oleico


A maioria dos ácidos graxos essenciais encontrados no óleo de abacate são monoinsaturados, e o ácido oleico é o conhecido omega-9, que tornou o azeite de oliva famoso graças a seus benefícios.

Benefícios do óleo de abacate

O ácido oleico é conhecido por ter vários efeitos positivos em todo o corpo, incluindo a redução do risco de alguns tipos de câncer, evitando surtos de certas doenças autoimunes, acelerando a regeneração celular e cicatrização de feridas, ajudando o corpo a repelir e eliminar infecções microbianas, reduzindo inflamações internas e externas.

Além disso, o ácido oleico é altamente resistente à oxidação, o que significa que o óleo de abacate não vai ficar rançoso tão rapidamente como muitos outros óleos quando armazenado por longos períodos de tempo.

Devido à sua estabilidade, o óleo de abacate também pode ser utilizado para cozinhar a temperaturas mais elevadas (saltear, refogar, etc) sem quebrar e perder alguns dos seus benefícios para a saúde (como outros óleos conhecidos costumam fazer.)

2 - Mantém seu coração saudável


O óleo de abacate tem uma concentração muito elevada de beta-sitosterol, um tipo de colesterol que nossos corpos podem usar para converter gorduras menos saudáveis em formas que são mais utilizáveis e menos prejudiciais para as células.

Por ser anti-inflamatório, o óleo de abacate pode ajudar a prevenir danos às paredes arteriais, o que por sua vez reduz o risco de doenças cardíaca causadas por depósitos de placas de gordura, inclusive ajuda na prevenção de diabetes. Além disso, menos inflamação nas artérias significa que óleo de abacate também pode manter a pressão arterial em níveis normais e saudáveis.

3 - É uma boa fonte de vitamina E


O óleo de abacate está entre os cinco principais alimentos mais elevados em vitamina E. Esta vitamina solúvel em gordura é conhecida por melhorar a saúde da pele e dos olhos, reforçando o sistema imunológico, proporcionando defesa contra danos de oxidação causados por radicais livres nas células, bem como aumentar a eficiência global do aparelho digestivo.

Como nossos corpos absorvem a vitamina E (como com a maioria de nutrientes) de maneira muito mais eficiente através dos alimentos que nós comemos do que através dos suplementos que tomamos, você com certeza irá querer adicionar o óleo de abacate à sua lista de compras, uma vez que ele é 100% natural.

4 - Melhora a digestão


Se você acha que sua digestão não ocorre da maneira correta, se sofre com intestino preso, se tem muitos gases e inchaço frequente, ou se você simplesmente sente cansaço o tempo todo, uma má digestão pode ser a culpa.

💬 Tente adicionar o óleo de abacate a sua alimentação para corrigir esse problema. As vitaminas, minerais e ácidos graxos monoinsaturados do óleo de abacate ajudam o trato digestivo a processar os alimentos de forma mais eficiente.

Benefícios do óleo de abacate

Apesar dos resultados não aparecerem do dia para a noite, você pode se surpreender com a rapidez com que você vai começar a se sentir melhor, ter mais energia e até mesmo começar a perder peso como resultado disso.

5 - Ajuda a perder peso


Como mencionado anteriormente, a alta concentração de ácido oleico no óleo de abacate pode ajudar a perder peso - especialmente quando combinado com uma dieta saudável e exercícios físicos regulares. No entanto, há mais do que isso.

O óleo de abacate é espesso e cheio de nutrientes poderosos, o que significa que ele vai fazer você se sentir uma maior sensação de saciedade, onde você conseguirá se manter satisfeito (a) por mais tempo.

Além disso, como as vitaminas do óleo de abacate melhoraram a digestão, você poderá tirar mais energia dos outros alimentos que você comer, tornando mais fácil fazer atividades físicas que antes você achava que não conseguiria fazer de jeito nenhum. Saiba Como emagrecer com saúde

6 - Ajuda a desintoxicar seu corpo


Óleo de abacate contém altos níveis de clorofila - uma fonte natural e super saudável de magnésio, que é uma das substâncias mais conhecidas e naturais para a remoção de metais pesados como o mercúrio e o chumbo do fígado, rins, cérebro e outros órgãos.

Cada molécula de clorofila contém um íon de magnésio em seu núcleo que é liberado quando está em um ambiente ácido, como o interior do corpo humano. Na ausência do magnésio, a molécula de clorofila incompleta atrai outros íons metálicos para preencher o espaço.

Quando entra em contato com um íon metálico, a clorofila liga o íon de metal a si mesma, tornando o elemento antes tóxico, agora inofensivo, levando-os até o intestino.

7 - Fortalece sua pele e cabelos


As vitaminas e minerais no óleo de abacate não são apenas nutritivas para a parte interna do seu corpo, elas também podem trazer benefícios para o exterior do seu corpo, e um deles é o fortalecimento da pele e cabelos.

O óleo de abacate ajuda a aumentar a capacidade da sua pele de gerar células mais e mais fortes através de uma maior hidratação que acontece pelo óleo de abacate.

A vitamina E, o potássio e a lecitina, que são os principais nutrientes para a pele que são encontrados no óleo são facilmente absorvidos através da epiderme - a camada mais externa da pele - e para a derme, onde eles fornecem energia para o crescimento e a saúde de uma nova camada de pele, bem como a fortificação de células existentes.

💬 O óleo de abacate tem propriedades hidratantes natural e é eficaz para todos os tipos de cabelos, desde dos mais secos e quebradiços até mesmo os oleosos ou danificados por processos químicos. Regenera os cabelos mantendo o fio saudável. É composto com as vitaminas A, B, D, e E.

Ele também tem proteínas, ferro, cobre, magnésio, aminoácidos, e ácido fólico. Todos os nutrientes que o tornam ideal para prevenir e reparar danos no cabelo.

Tanto o uso externo como interno traz diversos benefícios, vale a pena experimentar!

Confira outros posts relacionados:

9 comentários:

  1. Que ótimo saber os benefícios do óleo de abacate já quero testar.
    Beijos
    Jana Makes Esmaltes e Cia
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir
  2. Quantos benefícios!
    Já misturei ele em máscara para cabelo, realmente é mto bom.
    Bjos!!
    www.armariodemoca.com.br

    ResponderExcluir
  3. Realmente os benefícios do abacate são excelentes para nossa saúde e ainda hoje tem pessoas que não consomem por medo de engordar...claro, deve ser consumido com moderação.
    Blog do Sérgio Coach

    ResponderExcluir
  4. muito bom este blog parabéns pelo artigo http://azuldesentupimento.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Thais!
      Fico muito feliz com seu comentário, sucesso!

      Beijos

      Excluir
  5. é muito bom saber sobre esses benefícios do abacate, eu que já gosto vou comer mais ainda.

    meublog aqui 

    https://percapesourgente.com.br/codigo-emagrecer-de-vez-funciona-mesmo/

    ResponderExcluir