Quanto peso um único fio de cabelo aguenta?

Quanto peso uma pessoa aguenta carregar pelos cabelos? Cientificamente, diz-se que um único fio consegue suportar até 50 gramas. E segundo a história de Rapunzel, as tranças dela suportaram todo o peso de um príncipe.

Mas na vida real, o cabelo todo também pode aguentar o peso total de uma pessoa, como no caso de Vanessa Calado.

Vanessa é acrobata do mundialmente famoso Cirquedu Soleil e conta em entrevista para o AllThingsHair, canal de cabelos da Unilever, um pouco da sua história, de quando saiu de Rondônia até se tornar artista do conhecido circo, praticando suspensão capilar.

Cabelo forte e resistente
Cabelo forte e resistente. Google Images

Leia também:

Cabelos são fortes


Fortes, no dia a dia, os fios de cabelo passam por pressões, desgastes e sofrem com as mudanças climáticas. E a principal função deles no corpo humano é proteção, exercendo o papel de isolantes térmicos contra as radiações solares.

E Vanessa é a prova de quão resistentes podem ser os fios dos cabelos, formados principalmente por proteínas e alguns outros elementos, como água e lipídeos.

Em relação aos cuidados especiais para deixar os cabelos mais fortes, Vanessa diz que toma vitaminas e que penteia bastante os seus fios, o que ativa a circulação do sangue no couro cabeludo, impulsionando a distribuição das vitaminas.

Tipos de escovas de cabelo


Ela tem todo um cuidado especial com eles. Afinal se tornaram a sua fonte de renda e sustento. Outra curiosidade do mundo dos cabelos se refere as escovas de cerdas naturais. Se elas podem dar mais brilhos ao cabelo.

Isso é uma verdade, pois além de polir mais fielmente as fibras, elas distribuem melhor a oleosidade natural dos cabelos, resultando em um brilho maior que as escovas de cerdas sintéticas.

Mais uma curiosidade. O uso frequente de chapinha e secador podem tirar o brilho do cabelo? Isso é uma outra verdade pois o uso frequente de equipamentos de calor causa danos no cabelo, deixando-os quebradiços, ressecados e sem brilho.

Leia também:

Um comentário: