Melasma | Cuidados e prevenção

O Melasma é um problema de pele que envolve escurecimento irregular das regiões das maçãs do rosto, bochechas, nariz, testa, acima dos lábios, queixo.Pode aparecer também nos braços e no colo.
Melasma
Referência Google Images

Mais de 25% dos casos novos de melasma surgem logo após o verão, devido à intensa exposição solar. Pode acometer ambos os sexos, mas é mais comum em mulheres acima dos 25 anos, particularmente nas morenas.

Leia também:
Eucerin Hyaluron Filler Elasticity Noite
Bio Oil para estrias e cicatrizes
Óleo Firmador AntiEstrias Nivea Q10

Fatores genéticos e alterações hormonais


Tem relação com fatores genéticos, hormonais e exposição solar. Então, se algum parente de primeiro grau na sua família ( mãe, irmãs e etc...) têm melasma, existe um risco de, aproximadamente, 50% de você também ter.

Se houver alguma alteração hormonal no seu organismo, como gravidez, uso de alguns anticoncepcionais ou desenvolvimento de doenças que produzem hormônios, também existe um risco maior de você ter. Essas causas são responsáveis por 50% de todos os casos de melasma. E, finalmente, a exposição ao sol.

Este é o fator relativamente, mais fácil de controlarmos. Uma vez que, ao expor a pele ao contato com o sol, há o surgimento ou piora das manchas.

Dra. Maira, Dermatologista do Instituto Astur, diz “Depois que o melasma apareceu, muitas mulheres se desesperam, porque realmente é um problema que é muito aparente e , dependendo do grau de mancha, difícil de esconder.”
Melasma prenveção
Referência Google Images / Pinteres

Cuidados e prevenção da melasma


O tratamento envolve mudanças de hábitos de vida que devem ser incorporados com disciplina.

  • - É interessante questionar o seu ginecologista se há possibilidade de uso de um método anticoncepcional com menor carga hormonal.
  • - Usar sabonetes que não ressequem a sua pele, porque será necessário o uso conjunto de outros produtos que deixam a pele sensível
  • - Uso de filtros solares adequados e da forma correta, ou seja, filtro solares com amplo espectro de proteção para raios ultravioleta A e B , com FPS 50 ou mais e com cor. Aplicar os filtros solares a cada 3-4 horas, pois é o tempo que ele funciona bem na pele
  • -Evitar, ao máximo, a exposição ao sol da pele manchada. Contando com o uso de chapéus e bonés de boa qualidade. Existem, atualmente, chapéus com tecido já contendo filtros solar!
  • - Uso de cremes despigmentantes. Podem ser utilizados de manhã ou à noite. Eles vão renovar a pele, trocar as células mortas e manchadas e inibir a pigmentação de novas células. São exemplos, a hidroquinona, ácido retinóico, ácido glicólico, ácido tranexâmico, arbutin, ácido kójico, ácido azeláico
  • - Uso de cremes nutritivos, contendo vitaminas e antioxidantes , como a vitamina C, ácido ferúlico. Ingestão de vitaminas e antioxidantes que aumentem a proteção da pele contra os efeitos nocivos da radiação solar. Como os produtos contendo Polipodiumleucotomos, vitamina C e E.
  • - Maquiagem é fundamental! Ela bloqueia, fisicamente, a ação dos raios solares na pele. Além de que, com a pele maquiada, a paciente se sente mais confortável e menos constrangida com o problema.

Leia também:
Nivea Protetor Solar Tinted Toque Seco
Resenha CC Cream Nivea
Protetor Solar Para Cabelos Acquaflora

E vocês tem alguma dica sobre melasma? Conte-nos sua experiência!

2 comentários:

  1. Uso protetor sempre! Até mesmo à noite, passa sempre antes da maquiagem ^^
    Eu sou muito branquinha então todo cuidado é pouco rsrs
    Adorei as dicas amore, post cheio de informações legais!
    Muito bom saber os cuidados necessários, bem como suas prevenções!

    Amore, tem post novo lá no blog, te convido a vir conferir! =)

    Beijos
    Amanda Z.
    www.diariodelooks.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é ótimo Amanda!
      Eu uso protetor desde novinha também para mim é indispensável!

      Beijos!

      Excluir