Hidratação e reconstrução. Como fazer?

Você ouve falar muito em Hidratação e Reconstrução, mas você sabe quando usar uma ou outra?

Hoje vamos conferir a diferença, como e quando usar hidratação e reconstrução nos cabelos. Parece complicado mas seguindo as dicas você vai conseguir diferencia-las.

Confira abaixo!

Hidratar os cabelos é sempre a melhor opção!


Os produtos desenvolvidos para hidratação tem a função de dar emoliência aos fios, deixando-os mais macios, fáceis de pentear e brilhantes.
Hidratação e reconstrução. Como fazer?
Imagem reprodução

Já falamos por aqui que para os cabelos ficarem macios e brilhantes é necessários que se feche as cutículas. As cutículas devidamente fechadas formam um espelho refletor de luz, fazendo com que os fios brilhem.

Quando usar:


Semanalmente, escolha o melhor dia da semana para você e torne esse dia o dia da Hidratação. Para cabelos bem tratados faça 1x por semana e cabelos ressecados ou frágeis de 2x por semana.

  • 1º Lavar
  • 2º Aplicar a máscara de hidratação, colocar touca térmica* e esperar de 5 a 10 minutos (dependendo do produto), e enxaguar. Consultar o rótulo do produto.
  • 3º Aplicar um finalizador leave-in ou protetor térmico se for escovar/pranchar, usar um reparador de pontas pra finalizar.

Outra dica legal é usar ampolinhas de hidratação ela sempre dá ótimos resultados.

Reconstruir quando necessário!


Como o nome já diz, reconstruir, mas reconstruir o que? O nosso cabelo é formado por queratina, que é composta por 19 aminoácidos.

As agressões naturais diárias que sofremos associadas as agressões que nós provocamos como coloração, descoloração, progressivas, relaxamentos e alisamentos nós perdemos alguns desses aminoácidos que precisam ser repostos.

Cutícula Aberta:


Nunca se esqueça que, quanto mais alcalino o ph for mais ele abrirá as cutículas ou escamas do cabelo. Você encontra ph alcalino em shampoo, shampoo anti-resíduos, queratina, colorações e produtos para transformação (relaxantes e alisantes).

Toda reconstrução tem Queratina na fórmula mesmo que não esteja bem explicito na embalagem. O reconstrutor tem pH ácido, porém depois de aplicar um reconstrutor você deve aplicar um creme de hidratação pelo seguinte fato:

O Reconstrutor deixa o cabelo pesado e sem balanço, em alguns casos áspero, o creme hidratante é emoliente e vai dar leveza e movimento, finalizando o processo. Resultado: Cabelo encorpado e macio!

Quando usar a queratina?


A cada 15 dias troque a Hidratação pela Reconstrução.

  • 1º Lavar com Shampoo anti-resíduos e logo após um shampoo reconstrutor.
  • 2º Aplicar a máscara reconstrutora, espere 5 minutos e enxague.
  • 3º Aplicar a máscara de hidratação, esperar 10 minutos e enxaguar.
  • 4º Aplicar um finalizador leave-in ou protetor térmico se for escovar/pranchar.

O excesso de Reconstrução faz tão mal quanto não reconstruir, pois o excesso de queratina endurece o fio e o torna como um grafite tornando o facilmente quebrável.

Nunca faça reconstrução semanalmente e é recomendável fazer pacotes de 4 aplicações (quinzenais) e depois dar um tempo de 30 dias antes de recomeçar um novo pacote. Hidratação sempre!

Cutícula Fechada:


Quando mais ácido for o pH mais ele fecha as cutículas, e quanto mais ácido ele for (pH 2,5 por exemplo) menos tempo ele deve ficar em contato com o fio. Existem linhas de tratamento que são aplicadas e retiradas em menos de 1 minuto. Produtos com pH ácidos são cremes de hidratação, reconstrutores, neutralizantes, etc...

A maioria das marcas profissionais atuais não precisam mais de aquecimento para penetrar melhor no fio. Se você tem cabelos secos ou crespos não utilize o shampoo anti-resíduos a cada 15 dias e sim a cada 30 dias. Veja também: Top 5 queratina até 25 reais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário