Porque meu cabelo não pega hidratação?

Uma das perguntas que mais recebo no meu dia a dia é — Porque meu cabelo não pega hidratação? Porque mesmo hidratando, o meu cabelo continua ressecado com aspecto feio e sem forma? Eu hidrato toda semana mas não vejo resultado!

Calma, vamos por partes, que já explico! 😍

Porque meu cabelo não pega hidratação?

A questão é — será mesmo que você está fazendo tudo certo?


Todo o processo de hidratação começa pelo couro cabeludo, se ele não estiver bem preparado para receber os tratamentos a coisa não anda! Sempre repito isso aqui no blog, couro cabeludo sujo impede do andamento do processo, o cabelo não cresce, além de ficar ressecado e sem definição.

1 - Desintoxicar


Para isso é preciso desintoxicar, lavar os cabelos com um shampoo antirresíduos ou um shampoo transparente (gosto desse da Elseve), que lava bem os cabelos e remove toda essa oleosidade e vestígios de condicionadores, finalizadores, poeira entre outras sujidades do dia a dia.

É preciso usar um adstringente, pois um shampoo normal e hidratante não consegue limpar profundamente, sabe?

Atualmente tenho usado um bem baratinho, o Shampoo Seda Pureza Refrescante, muito bom por sinal, é indicado para cabelos oleosos e não resseca nada, além de ser bem baratinho, super indico.

2 - A escolha da máscara e o tempo de pausa dos produtos


A escolha da máscara de hidratação também é muito importante e faz toda diferença no resultado final. Não faz sentido usar um produto que não dá efeito algum no seu cabelo, não acho que valha a pena insistir no que está dando errado. Procure sempre trocar ou até mesmo intercalar entre dois ou três produtos assim verá mais resultado.

Na hora da aplicação é muito importante aplicar o produto mecha a mecha, sempre fazendo movimentos de enluvamento, caso esteja aplicado a máscara de forma errada ou somente lambuzando o cabelo e enxaguando o resultado jamais será positivo.

Outro ponto negativo que vale comentar, é o tempo de pausa dos produtos, gente, se o fabricante recomenda 10 minutos não faz sentido passar e logo enxaguar e querer ver resultado né? Disponibilize um tempo para cuidar melhor do seu cabelo, pelo menos uma vez por semana já ajuda.

3 - Chapinha e secador não combina com cabelo ressecado, frágil ou poroso.


Outro erro bastante comum entre as mulheres é, fazer escova e chapinha sem proteção térmica. Minha gente, cabelo nenhum permanece hidratado sobre forte ondas de calor constantemente, se o seu cabelo tiver química então esquece!

Digo isso por experiência própria, como eu tenho o cabelo descolorido por luzes, ele simplesmente se parte sem que a gente veja. Cabelo sujo + oleosidade + ressecamento e calor por cima disso tudo dá ruim! rs.

Procure sempre lavar bem os cabelos, hidratar e finalizar corretamente depois, assim aquela hidratação power permanecerá retida por muito mais tempo.

Cauterização em cabelo ressecado

Crédito de imagem

Após os erros, os acertos! Nem tudo está perdido, e com algumas dicas você verá que não é tão complicado assim.

4 - Cronograma Capilar


Dê preferência em usar produtos sem parafina líquida ou óleo mineral no dia a dia, não que eu seja contra, mas o uso constante pode acarretar num acumulo maior de resíduos no cabelo, é aí que voltamos no assunto da lavagem sabe? Sabendo usar os produtos certos não tem como dar errado. Siga o cronograma capilar para melhores resultados.

5 - Meu cabelo está poroso e elástico, e agora?


Então, quando o cabelo está muito poroso, quebradiço, frágil ou elástico, nada consegue fixar direito, pois as cutículas estão abertas. Uma dica bacana que já ensinei aqui no blog é selar as cutículas com vinagre de maça. Você utiliza 100ml de água para cada 20ml de vinagre, mistura tudo, aplica no último enxágue.


Outra opção para selagem das cutículas abertas é a cauterização. Você pode fazer em casa, não é um procedimento químico, e é bem simples de fazer. Mas vale dizer que não será possível fazer toda semana, você poderá fazer uma vez por mês.

Se o seu cabelo estiver poroso ou elástico NÃO poderá fazer a cauterização. Nesse post eu explico com detalhes Cauterização para cabelos danificados indico também a Reconstrução com queratina confere lá o passo a passo.

E para turbinar sua hidratação você poderá usar o tão queridinho Bepantol, Glicerina, Babosa, Açúcar, Acidificante entre outros, não esquecendo sempre de finalizar os cabelos com um bom óleo finalizador, eu gosto muito do óleo de argan.

Nesses artigos tenho algumas dicas bem interessantes que pode ajudar vocês, dá uma conferida aí:


Espero que tenham gostado do artigo e possam recomendar para as amigas!

♥ Beijos!

31 comentários:

  1. bem bacanas essas dicas, pra mim hidratação funciona super bem

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. OOOOOOI MENINA

    meu cabelo já anda tão uó, que eu acabo tendo medo até e usar shampoo antiresiduo e ele ressecar ainda mais D: mas vou me jogar no bepantol, essa coisa linda a vida que serve pra tudo HAHAHA

    beijo
    beinghellz.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O detox ajuda na limpeza dos folículos, dependendo do ressecamento se faz necessário. Testa pra ver! Mas o Bepantol é vida, não tem erro, é maravilhoso!!!!!

      Beijos

      Excluir
  3. Um detox é sempre bom né amiga? Eu prefiro Detox à antirresíduo no verão.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Meu problema com certeza é a chapinha, pois não vivo sem. Estou sempre hidratando o cabelo e aplicando óleo de coco mas ainda não está 100%. Adorei as dicas Cris.

    www.blogbelissima.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu cabelo é lindo Sheilinha! A chapinha realmente é um péssimo habito que temos, eu também sou assim, mas de uns tempos pra cá tenho diminuído bastante o uso dela, o resultado é surpreendente, o cabelo dá uma reavivada em poucos dias rs

      Beijos querida.

      Excluir
  5. Cristina, que dicas ótimas! Já as conhecia e realmente funcionam! ^^

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  6. Oi Cris! Adorei seu post, muito legal meeesmo o trabalho que vc faz por aqui! Me identifiquei em vários aspectos, eu nunca sentia que meu produto tava fazendo efeito com produtos de hidratar hahaha. Agora tô tentando ficar longe de química e chapinha. <3

    Beijo
    www.vitaminatrendy.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada meu amor <3
      Bom que gostou!
      Química e chapinha é uó mesmo! rs

      Beijos

      Excluir
  7. Cris como sempre amo suas dicas de cabelo! Aprendi aqui no seu blog o truque do vinagre de maçã!
    Acho que respeitar o tempo de pausa super importante e tem uma outra coisinha , não aplicar a máscara no cabelo ensopado de água, retiro bem , as vezes até com a toalha e aplico, pro meu cabelo tá sendo bem melhor!

    Beijão lindona

    Www.unhasclassicasemodernas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Ju, faz toda diferença!
      Fico muito feliz por ter ajudado em algo querida, muito obrigada pelo carinho!
      Beijão!!!

      Excluir
  8. Já percebi a diferença na oleosidade do meu cabelo quando lavo com shampoo anti-resíduos. A aparência de fios limpos dura mais tempo, mas confesso que as vezes esqueço e pulo essa etapa.

    www.blogbelissima.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No meu também Sheilinha!
      Além dele ser liso tenho a raiz oleosa, o resultado é muito bom mesmo!

      Beijos

      Excluir
  9. Adorei o post!
    Bjs! <3
    WWW.JUNTASEARRUMADAS.COM.BR

    ResponderExcluir
  10. Adorei as dicas de cabelo, já até salvei aqui pra aplicar!
    Beijoos

    Esmaltadas de Alice

    ResponderExcluir
  11. Muito boas as dicas, eu amo um shampoo detox e sempre dou essa dica, realmente a hidratação fica muito melhor depois dele.

    Beijos
    http://www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  12. Amiga que dicas incríveis!!!! Vc arrasa! Beijos

    Www.ellensoares.com

    ResponderExcluir
  13. O vinagre de maçã salvou meu cabelo Cris ! Na segunda vez que descolori ficou de dar pena e realmente funciona ! Tenho feito pré shampoo também, tem ajudado.
    Quero ver essa hidratação de açúcar pois ainda não fiz !
    Amo suas dicas!
    Beijos

    Www.unhasclassicasemodernas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só quem já testou sabe que realmente funciona, né Ju? Bom é que são produtos baratinhos rs. Faz quando puder a hidratação de açúcar, depois me conta o que achou!
      Beijo grande querida, saudades!

      Excluir
  14. Eii depois que faço a pergunta onde vejo a resposta.. a questão é que não lembro mais em que tópico eu perguntei... hehehe desculpe a maluquice.. mas eu sou avisada?
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, desculpe a demora na resposta...
      Então, você recebe as respostas no seu e-mail em que está cadastrado nos comentários daqui do blog.
      A última pergunta que você fez aqui no blog eu já respondi, está aqui nesse post: http://www.cuidadosevaidades.com.br/2017/08/resenha-absolut-repair-cortex-lipidium.html
      Qualquer dúvida estou à disposição.

      Beijos! <3

      Excluir