5 dicas que você precisa saber sobre a queratina

Hoje vou dar 5 dicas que você precisa saber sobre a queratina!

Já comentei diversas vezes aqui blog sobre o assunto, e para quem não sabe, o nosso cabelo é formado de queratina, por isso é indispensável o uso dela para manter os cabelos fortes e saudáveis.

Porém, em alguns casos quando o cabelo está muito danificado, áspero ou quebradiço é necessário repor a queratina por meio da reconstrução.

Queratina

1 - A queratina


Devido algumas agressões externas com vários procedimentos químicos e diários, o cabelo precisa da reposição dessa proteína para que ele volte a ter vida e resistência, por isso é tão importante o uso de bons produtos para tratamentos reconstrutores.

E apesar dela compor 90% da fibra capilar essa porcentagem cai, e é nesse momento que devemos nos alertar sobre a reposição da queratina nos cabelos.

Sobre a queratina:


A queratina é uma proteína estrutural porque a sua estrutura tridimensional lhe confere características especiais: microfilamentos com resistência, elasticidade e impermeabilidade à água.

— A queratina pode ser encontrada nos cabelos, unhas e pele. É uma proteína secundária, com forma tridimensional de α-hélice ou de folhas-β-pregueadas, constituídas de cerca de 21 aminoácidos, principalmente de um aminoácido sulfurado denominado cisteína.

  • Arginina
  • Lisina
  • licina
  • valina
  • Alanina
  • Aspargina
  • Ácido Aspártico
  • Ácido Glutâmico
  • Histinina
  • Tirosina
  • prolina
  • Cisteína
  • fernilalanina
  • Serina
  • triptolina
  • gleitamina
  • Isoleucina
  • Leucina
  • Metionina
  • Treonina.

2 - Excesso de queratina nos cabelos

A queratina será sempre sua aliada quando usada corretamente, pois quando em excesso ela pode não ser tão favorável e causando aspereza e até mesmo a quebra, leia o artigo Excesso de queratina nos cabelos, o que fazer?

Na maioria das vezes o que ocorre é que o uso indevido da queratina resulta num cabelo com uma perda de água muito grande e acaba saturando o fio, e nisso acaba resultando num cabelo duro e bem opaco.

5 dicas que você precisa saber sobre a queratina

Nesse artigo eu dou dicas de 5 queratinas boas e baratas para os cabelos, leia o artigo Top 5 queratinas até 25 reias, vale a pena conferir. Outra dica sobre queratina é o leave-in de Queratina Soleil Charis, um reconstrutor espetacular que pode ser usado de várias formas.

Mas sem dúvidas a minha predileta entre todas é Queratina Bio Extratus, que é maravilhosa, em segundo lugar a Queratina Oikos mas, todas tem o seu potencial.

3 - Cabelos elásticos, emborrachados e quebradiços.


Faça o teste de porosidade!


É fácil saber se o cabelo está poroso basta fazer o teste de porosidade que já indiquei nesse artigo Cabelo poroso, e agora?.

Além disso, podemos analisar se o seu cabelo está mesmo precisando de queratina é molhar os cabelos e puxar delicadamente uma mechinha bem fina e se ela encolher e ficar bem ondulada e elástica, é certo que você esteja precisando urgentemente de um tratamento reconstrutor já!.

Leia o artigo: Cabelos com pontas espigadas. O que fazer?

💬 Geralmente os cabelos loiros e quimicamente tratados são os mais sofridos, e quando as pontas começam a ficar quebradiças e ralas, também é um sinal que seu cabelo precisa de reposição de queratina.

Uma ótima dica é fazer reconstrução com máscaras capilares dependendo do estado do cabelo, as máscaras reconstrutoras nacionais são uma ótima pedida, pois tem baixo custo e ótima qualidade.

Poderia citar várias, mas para facilitar recomendo a leitura desse post super completo com as minhas Top 5 máscaras reconstrutoras nacionais.

4 - Perda de queratina até em cabelos naturais!


Reconstrução queratina

💬 E se você não sabe fazer reconstrução com queratina leia esse artigo e siga o passo a passo.

E está enganado quem acha que só os cabelos processados precisam de queratina! Produtos químicos, chapinhas, secadores, poluição, exposição ao sol e até a água em que lavamos os cabelos pode ser um fator resultante do desgaste da queratina nos cabelos. Seguir um cronograma capilar certinho e incluir a reconstrução na rotina de cuidados é essencial.

5 - Tempo de uso da queratina nos cabelos


Em cabelos naturais sem muitos danos os produtos com queratina devem ser usados com pelo menos 30 dias de intervalo. Eu por exemplo, quando tinha o cabelo natural, fazia reconstrução somente quando meu cabelo estava fragilizado, mas aí vai de pessoa para pessoa.

Já para os cabelos danificados por descoloração, escova progressiva, tintura, alisamento e outros tipos de químicas, deve ser avaliado antes o estado em que o cabelo se encontra, geralmente o uso de produtos reconstrutores e repositores de massa, leia o artigo Repositor de Massa Capilar Amend e Repositor de Massa Bio Extratus é feito de 15 em 15 dias.

Mas se o seu cabelo estiver completamente poroso e na cova pode usar uma vez por semana. Recomendo sempre procurar ajuda de um bom profissional nessa hora!

👊💥 Agora segue algumas dicas extras que eu uso e indico, espero que gostem!

Dicas sobre a queratina:


Uso do condicionador


Sei que o uso do condicionador é necessário, mas vamos falar a verdade, a maioria dá preferência por máscaras capilares certo?

Pois é, aí que está o pulo do gato rs. Eu Cristina, acho indispensável o uso do condicionador após usar um tratamento reconstrutor, vale usar também o selador capilar caseiro que já ensinei aqui!

É como eu expliquei lá em cima, a queratina resulta na perda de água e você usando um condicionador bem hidratante depois já ajuda repor essa água perdida.

Óleos finalizadores


Outra dica é usar óleos capilares, pode abusar que o seu cabelo vai amar! Faça o uso de um óleo nas pontas e deixe agir por uns 5 minutos, depois lave o seu cabelo normalmente, isso vai ajudar a tirar a rigidez dos fios e não danificar tanto as pontas.

Ele também pode ser adicionado junto a sua máscara predileta e consequentemente para finalizar os cabelos.

Tenho certeza que se você aplicar essas dicas nos seus tratamentos, vai te ajudar muito a ter um cabelo lindo e saudável! E se ficar dúvida comentem nos comentários ou visitem a tag queratina que tem mais dicas sobre o assunto.

Confira outros posts sobre reconstrução e queratina para cabelos:
Queratina Bio Extratus Reconstrução para cabelos danificados
Reconstrução ácida e hidratação ácida, passo a passo
Acidificantes: Potencialize sua hidratação!
Tutano de boi para cabelo

16 comentários:

  1. Que dicas ótimas!
    Tô precisando ficar mais atenta aos meus fios
    Beijos,
    http://www.juliechagas.com

    ResponderExcluir
  2. Nunca entendi muito sobre cabelo, mas sempre me recomendar usar queratina. Que ótimo saber que em excesso prejudica os fios. Um beijo,

    http://lesjoursdemarcela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Marcela, nada em excesso faz bem e com a queratina não é diferente. Por isso é sempre bom seguir direitinho para não errar na dosagem e no tempo de pausa entre uma aplicação e outra dos produtos.

      Beijos lindona!

      Excluir
  3. Cris adorei saber mais sobre a queratina..uma vez estava em um salão e perguntei sobre a queratina e a cabeleireira me disse que o meu cabelo não aceitava muito a queratina e que eu preciso ter muito cuidado para usar.

    Beijinhosss ;*
    Blog Resenhas da Pâm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Era porque naquele momento seu cabelo estava saudável Pâm, que ótimo! Ótimas dicas que ela te passou. Fico feliz que tenha gostado do post!

      Beijos

      Excluir
  4. O melhor post sobre reconstrução que já li Cris!
    Eu não sabia dessa lista toda de aminoácidos, conhecia a cisteina, arginina mas os outros não. Eu uso a da Niely Gold e adoro ,tem um cheiro maravilhoso!
    Ando cuidando das reconstruções, meu cabelo tá descolorido e deu uma mega detonada hahaha, vou ler outros posts que vc sugeriu nesse post.
    Beijão

    Www.unhasclassicasemodernas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Ju! Fico muito feliz que tenha gostado! <3
      Pois é, se viu que extensa a listinha? São muitos!
      Eu já usei muito da Niely mas sempre volto a comprar, porque ela é ótima mesmo.
      O seu cabelo é lindo e super saudável, tratando sempre não tem erro né? rs
      Beijos querida, obrigada pelo carinho!

      Excluir
  5. gostei mt desse post bem completinho explicando td sobre queratina! e tem que ter cuidado na hr de usar, ver a necessidade do cabelo, pra nao colocar em excesso

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  6. Gostei do post, bem explicado e ainda com dica de produtos de fácil acesso :)

    Beijos,
    Pri
    www.vintagepri.com.br

    ResponderExcluir
  7. Meu cabelo anda sem queratina amiga. Quer dizer, da pura. Faz tempo que minha top queratina acabou, preciso comprar mais.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também estou queratina pura amiga, as minhas acabaram tudo de vez acredita? Depois do dia 20 vou ver se compro. Acho que vou comprar a da Niely de novo, tá bem conta por aqui rs

      Beijos

      Excluir
  8. Eu também uso sempre e faz muita diferença mesmo. Post super completo, adorei, ainda mais pelas dicas dos produtos, pois muitos são bem acessíveis.
    Bjús
    http://quadrofeminino.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É tudo de bom né Cilene?
      Que bom que gostou, fico muito feliz!
      Amanhã vou liberar um bem legal também, vem depois pra conferir!
      Beijos querida <3

      Excluir