Como emagrecer com saúde

A maneira mais saudável de perder peso não é nem fazer dietas malucas e nem começar a fazer muitos exercícios de uma vez só.

O que nosso corpo gosta em termos de dietas e exercícios físicos são mudanças graduais, e isso é o que funciona de verdade para que você consiga emagrecer com saúde.

dieta
Google Images

Por exemplo, alguém que não tenha se exercitado durante anos não deve correr muito nos primeiros dias, e não só o grande esforço para fazer isso vai deixar você desanimado e desmotivado, mas você também estará muito mais propenso a se lesionar e desistir de vez de emagrecer.

O mesmo vale para as pessoas que de repente começam a parar de comer. As dietas que restringem severamente calorias ou certos tipos de alimentos podem levar você a ficar com deficiências em nutrientes e vitaminas que seu corpo precisa.

Necessidades energéticas e perda de peso


Seu corpo usa alimento para fabricar energia, e ele armazena qualquer excesso de energia como gordura. Isso significa que se você comer mais alimentos do que o seu corpo necessita para atividades diárias e manutenção celular, você ganhará peso.

Para perder peso, você precisa fazer seu corpo usar essas reservas de gordura, e a maneira mais eficaz de fazer isso é:
  • Reduzir a quantidade de calorias que você come;
  • Aumentar seus níveis de atividade.

E é por isso que os especialistas falam sobre a perda de peso em termos de dieta e exercício, mas eles devem ser feitos com cuidado.

Introduzindo mudanças gradualmente

💬 Pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença. Um biscoito a mais por semana pode levar você a ganhar cerca de 2kgs por ano - corte esse biscoito da sua dieta e você vai perder esses dois quilos.

Você deve pensar em perda de peso em termos de mudar permanentemente seus hábitos alimentares. Enquanto as metas de perda de peso geralmente são definidas em termos de semanas, o jogo final é sustentar essas mudanças ao longo de meses e anos, ou seja, fazendo uma mudança de estilo de vida para a vida inteira.

emagrecer com dieta
Google Images

Aumente seus níveis de atividade


Alguém que aumenta a quantidade de exercícios que faz, mas mantém a mesma dieta e ingestão de calorias, quase certamente vai perder peso. Não importa se você odeia ir à academia - mesmo exercícios leves, como uma curta caminhada de 20 minutos, trarão benefícios se o exercício for feito na maioria dos dias da semana.

Cada vez que você se exercita mais do que o normal, você queima calorias e gordura, ou seja, fazer exercícios regularmente pode emagrecer até mesmo se você não fizer nenhuma dieta, então os exercícios devem ser feitos de qualquer maneira se o que você quer é emagrecer.

Existem muitas maneiras de aumentar a quantidade de atividades que você faz:


Esportes de equipe, esportes com raquete, aulas de aeróbica, corrida, caminhada, natação e ciclismo são alguns exemplos que podem melhorar sua vida e ajudar você a emagrecer com saúde.

Encontre algo que você gosta, e que seja fácil para você fazer em termos de localização e custo. Você então estará mais propenso a incluir isso na sua rotina e continuar fazendo esses exercícios.

Algumas maneiras de reduzir a ingestão de calorias sem ter que alterar a sua dieta significativamente:

  • Substitua bebidas gaseificadas e sucos por água.
  • Troque leite integral para semi-desnatado, ou semi-desnatado para desnatado.
  • Coma menos do que o habitual no almoço. Por exemplo, faça o seu próprio sanduíche e limite o uso de margarina ou manteiga e maionese.
  • Pare de colocar açúcar no chá e no café.
  • Coma pedaços menores dos alimentos e desfrute-os com calma.
  • Evite repetir seja no almoço ou no jantar.
  • Corte mimos – como doces, biscoitos açucarados e batatas fritas.
  • Reduza a ingestão de álcool.

Todas essas dicas irão influenciar a sua saúde de uma forma positiva. Não se esqueça de não pular o café da manhã - ou qualquer outra refeição para perder o peso. Ao pular uma refeição você irá reduzir a sua ingestão de calorias naquele momento, porém, isso vai deixar você com muito mais fome mais tarde.

Hábitos alimentares irregulares também fazem mal ao metabolismo do seu corpo, o que torna mais difícil perder peso.

Diário de alimentação


Se você não tem certeza do que está errado com sua dieta, tente manter um diário de tudo o que comer e beber. Você pode usar um aplicativo no celular, ou mesmo fazer anotações em uma agenda. No final da semana, reveja suas anotações e você encontrará o que está errado mais facilmente.

Se houver muitos alimentos processados, álcool, fast food, molhos gordurosos e alimentos fritos, é aí que você está errando. Se sua dieta parece em grande parte saudável, fique atenta (o) para os tamanhos das porções. Uma vez que você tenha decidido sobre as mudanças que você vai fazer, anote-as.

Como por exemplo:

perder peso
Google Images

Dieta e exercícios

  • Exercício: uma caminhada de 20 minutos durante o horário do almoço.
  • Álcool: não beber durante a semana, mas beber duas taças de vinho na sexta-feira, sábado, domingo.
  • Alimentos: sem chocolate ou biscoitos durante a semana, escolho lanches saudáveis, como frutas. Cortar toda a gordura da carne vermelha durante a semana, e não comer nada frito e nem fast food.

Seguindo esse modelo de anotações você consegue fazer sua reeducação alimentar melhor e esse é o caminho para emagrecer com saúde.

Seja paciente e persevere. Pode demorar uma ou duas semanas antes de você notar quaisquer alterações no seu corpo, mas elas irão aparecer constantemente. Após o primeiro mês, você poderá ver os resultados e medi-los em termos de roupas mais soltas e você ficará muito satisfeita (o) com isso.

Manter sua motivação intacta é um dos aspectos mais difíceis do emagrecimento. Haverá dias em que a alimentação saudável vai por água abaixo, e haverá semanas em que você não conseguiu perder nenhum peso – ou pior, em que você irá engordar.

Isso é normal para todos, por isso não deixe que esses momentos acabem com seus planos para ficar mais magra (o). Você não está fazendo nada "errado", mas você pode precisar olhar para o seu plano de dieta e de exercícios.
💬 Você precisa aumentar seus níveis de atividade? Fazer mais algumas mudanças em sua dieta? Fazer mais esforços em manter seu plano atual? Descubra e persevere! Não deixe a peteca cair e siga aumentando seus níveis de exercícios e com uma dieta balanceada.

Em pouco tempo você estará acostumada (o) a sua nova realidade e em alguns meses você terá emagrecido como sempre quis. O caminho para emagrecer pode não ser tão fácil, mas também não é tão complicado, você deve ter foco e ir em frente com sua nova realidade de alimentação e exercícios, e assim emagrecer com saúde será um fato.

Confira outros posts:
Como acelerar a perda de peso
Metabolismo lento, prejudica a perda de peso?
Faseolamina o suplemento que ajuda emagrecer
Tudo sobre o Pill Food

11 comentários:

  1. Eu estou na luta....e ainda me resta 3kg para perder kkk não aguento essa vida de dieta mas é necessário para o bem estar meu..
    Adorei a dicas.

    Beijinhosss ;*
    Blog Resenhas da Pâm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa luta nunca acaba né Pamela rs... estou nessa também, ao todo já se foram 14 ainda falta 3kg assim como você!

      Beijos!

      Excluir
  2. É lá vou eu novamente entrar na reeducação alimentar, ano passado peguei firme e emagreci bem depois tive uns problemas e larguei ahhhh que raiva viu!
    Adorei as dicas Cris , agora vou incluir exercício e perseverança sempre!
    Beijos

    Www.unhasclassicasemodernas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz sim Ju, o resultado demora em para vim mas compensa depois. Eu já perdi 14 do ano passado até agora, foram 10 meses intensos rs, estou amando!

      Beijos

      Excluir
  3. Muito legal esse post, acho importante mesmo que toda a perda ou ganho de pesa seja de maneira saudável!! Amei!
    Beijoos
    Yanna Karim

    ResponderExcluir
  4. Amiga as dicas são ótimas. Bem postado sobre essa coisa de exagerar na dose né? Exageram na dieta, exageram nos exercícios e depois ... da ruim! kkkkk

    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desse modelo amiga! E por fim diz que não deu nada certo! kkkkk

      Beijão!

      Excluir
  5. Muito bom o post, paciente já sou, só falta melhorar alimentação mesmo rsrs.

    Beijos
    http://www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  6. Muito instrutivo, Cris! Estava procurando no google assunto a respeito e apareceu seu blog. Fiquei tão feliz quando vi que era seu blog que vim correndo e como sempre ótimas dicas. Beijão, Carol Nagliati
    carolnagliati.blogspot.com

    ResponderExcluir