Corte químico, e agora?

Já passei por corte químico e sei bem como é complicado tentar recuperar o cabelo em casa, geralmente quem passa por um sufoco desses não quer nem de longe passar por outra experiencia.

É certo, quanto mais química tiver no cabelo, mais chances de ocorrer um corte químico vai ter.

Corte químico, e agora?

Quando é usado duas ou mais químicas incompatíveis (ou excesso de química), os cabelos emborracham e acabam partindo ou quebrando.

O que se percebe logo no primeiro momento, pois muitas vezes acontece em questão de minutos, o que pode ocasionar uma perda de até 100% do cabelo ou boa parte dias depois. O cabelo fragilizado fica frágil, poroso, quebradiço e sem elasticidade!

Como identificar se o seu cabelo está fraco?


O primeiro sinal de que o cabelo está fragilizado é a perda da elasticidade, ocasionando o famoso efeito "chiclete".

Se ao puxar o fio ele fica franzido e não volta ao normal com facilidade, é sinal de que a fibra capilar perdeu toda a elasticidade e a umidade natural, tornando-se emborrachada e fraca".

Cabelo com corte químico, como tratar
Google Imagens - Cabelo com corte químico, como tratar

Teste de mechas, como fazer?


Já comentei sobre teste de mechas várias vezes aqui no blog, seja qual for a química ou tratamento usado, até mesmo tintura deve sempre ser feito um teste de mechas, muitos profissionais não realizam os testes, mas você pode exigir ao profissional que seja feito o procedimento.

Basta separar uma mecha na parte inferior dos cabelos, com ele ainda secos, aplicar o produto e aguardar o tempo de ação, depois analise se o fio está integro e sem queda ou rompimento da fibra.

Corte químico, como recuperar?


Eu senti na pele o "efeito chiclete" dos cabelos com química, e te contar, não é nada bom, bate um desespero na gente que ficamos até sem chão na hora, gosto nem de lembrar rs...

Mas aprendi muito com o passar dos anos, e posso afirmar, a chapinha e secador são os nossos piores inimigos nessa hora, é preciso abandonar de vez essas duas ferramentas para tentar salvar ou recuperar os cabelos que restaram.

Deve-se lavar com pouca frequência e pentear / escovar delicadamente os fios, se puder evitar de pentear eles molhados melhor ainda. O foco principal sempre será manter o "cabelo na cabeça" como diz minha mãe rs, então para isso acontecer, será necessário investir alto em muita hidratação, reconstrução e nutrição para recuperar o cabelo danificado.

Os óleos essenciais ajudam a proteger o cabelo e dá aquela emoliencia que os cabelos secos precisam quando estão fragilizados, eu particularmente amo, pois esses ajudam a tirar a carga estática dos fios, mantendo a hidratação e volume em dia.

Cauterização e Queratina


Para fortalecer os cabelos e mante-los sempre resistentes é repor a queratina dos cabelos, uma dica prática que já postei aqui no blog é a cauterização para cabelos danificados, essa cauterização pode ser feita a cada 15 dias ou uma vez por mês.

Aí vai da intensidade dos danos, somente em cabelos danificados, ela vai repor proteínas, aminoácidos e alguns nutrientes devido aos processos químicos.

Vale lembrar que a cauterização também pode ser feita antes de qualquer procedimento químico.

O mais importante é procurar ajuda de um bom profissional para avaliar as condições do seu cabelo e para dar algumas dicas de tratamento e produtos, concordam?

Leia também:

9 comentários:

  1. Que dica top Cris, vou compartilhar.
    Acho que não aconteceu comigo, graças a Deus. kkk
    Bjão

    www.blogdajeu.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Jeane, as meninas vão amar! Muito obrigada!
      Ufa! Ainda bem né? Não é nada bom passar esses apertos hehe..
      Beijão querida!

      Excluir
  2. Por favor, me ajuda!!! Desculpas pelo texto gigante, é porque estou realmente desesperado, e quando tento falar com o cabeleireiro, ele geralmente não liga ou tenta resolver tudo com alisamento, coisa que não estou disposto a fazer.

    Eu sou um adolescente homem de 15 anos, e nunca me preocupava em lavar nem cuidar do meu cabelo, então ele sempre andava sujo e mal cuidado, e com o passar do tempo acabei vendo os malefícios que minhas ações causaram. Ele que era liso, macio e fino; tornou-se duro, grosso e ressecado. Mas a falta de cuidado não é o único fato, eu sempre dividi produto capilar com minha mãe e ela faz alisamento, ou seja era todo pos química, e meu cabelo é virgem(esse produtos são chamados de reconstrutora, né? Corrija-me se estive errado). Após começar a cuidar dele, não entendi por quer meu cabelo ainda estava danificado, então constatei que era ressecamento, e decidi fazer uma cauterização a quente que repor queratina!? Após o tratamento meu cabelo ficou realmente mais macio, mas ele continuou, se não piorou, duro e grosso. Comecei a pesquisar na internet e vi que poderia ser excesso de queratina, devido aos produtos pós química e a aplicação de queratina na cauterização, vi também na internet que a solução para isso é a hidratação; mas minhas dúvidas são: que tipo de produto comprar, para cabelo seco, opacos, hidratação nutritiva(lembrando que não é somente a máscara, mas também o shampoo e o condicionador); como resolver o excesso de queratina(pensei em investir em óleos, no shampoo e condicionador L'oreal Paris Elseve Óleo Extraordinário para cabelos secos e na máscara Seda Óleo Hidratação pra cabelos ressecado, será que isso resolve meu problema?); e nutrir o cabelo seria repor proteínas, lipídios ou aminoácidos( se for aminoácidos, a cauterização a frio resolveria?)

    Muito obrigado desde já! ^.^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Kiba, tudo bem?
      Vamos por partes!

      O cabelo ser grosso é bom, não é ruim, mas o fato dele estar duro e ressecado deve incomodar bastante. Primeiro passo eu indico fazer essa nutrição (Nutrição para recuperar o cabelo danificado), e manter o tratamento diário com hidratações e nutrições, como seu cabelo é virgem não tem química, não tem necessidade de usar produtos reconstrutores com tanta frequência, aminoácidos e proteínas são reconstrutores, a cauterização a frio ou até mesmo o Banho de Queratina resolveria seu problema uma vez por mês. Sabe um bom produto que eu indico que é super baratinho? É o Yamasterol amarelo (Faça você mesma! Umectação noturna nos cabelo), custa em torno de 5 pu 6 reais. Para uso diário gosto do Dove, Pantene, Elseve (gosto do Óleo Extraordinário também), Salon Opus (de Argan, nutrição e hidratação)​ todos são bons, essa máscara da Seda ainda não usei.

      ​Se continuar com dúvida pode voltar a escrever!
      Muito obrigada pela participação aqui no blog, espero te ver por aqui mais vezes!

      Beijos!

      Excluir
  3. Esse é meu medo!!!! Tomo todos os cuidados possíveis para que isso não acontece comigo. Como sempre, excelente post Cris, parabéns!

    www.blogbelissima.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Sheilinha! Eu já passei por isso e posso falar amiga, até mesmo os profissionais erram, por isso é muito importante mesmo a manutenção em casa.

      Beijão querida!

      Excluir
  4. Aí deve ser muito ruim passar por isso, eu tento tomar muito cuidado, não faço muita química nos fios pois tenho medo de algo assim acontecer, ainda mais eu que tenho pouco cabelo e é bem fininho

    Beijos
    http://www.segredosdacahlima.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É complicado mesmo Camila, eu tenho que parar de me arriscar, se não vou ficar careca rs... Eu também tenho o cabelo bem fininho e super ralo aff... ruim demais né?
      Beijão!

      Excluir